O planejamento estratégico exige ações em três áreas; sendo que a primeira é gerenciar os negócios. Da empresa como uma carteira de investimentos. A segunda envolve a avaliação dos pontos fortes de cada negócio. A terceira, é a estratégia.

Toda empresa deve desenvolver um plano de ação para cada um de seus negócios, a fim de atingir seus objetivos de longo prazo.

Antes de tudo é preciso reconhecer o planejamento estratégico para entender o planejamento estratégico, precisa-mos empresas organizam-se em quatro níveis;

O nível corporativo, o nível de decisão, o nível de unidade de negócios e o nível de produto. Cada divisão e estabelece um plano de divisão cobrindo a alocação dos recursos para cada unidade de negócios. Dentro da divisão. Cada unidade de negócios que a leve a um futuro lucrativo.

O plano de marketing é o instrumento central para direcional e coordenar o esforço de marketing. Nas organizações modernas, o departamento de marketing não estabelece sozinho o plano de marketing. Os planos são desenvolvidos por equipes, com a contribuição e a aprovação de cada departamento importante, que são implementados em níveis apropriados da organização.

O planejamento esta se tornando um processo continuo para responder a condições de mercados que mudam com grande velocidade.

O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolvimento e manutenção de uma adequação viável entre objetivos, habilidades e recursos da organização e suas oportunidades em um mercado em constantes mudanças. As tendências que analisamos até aqui estão em pleno vigor no mundo do marketing.