Introdução

O presente trabalho é referente a cadeira de Didactica de Educação Visual, têm como tema principal Metodologia de Designe. É interessante pensar como novas abordagens, executar uma determinada actividade permitindo criar novos produtos com base no designe, isto nos leva a uma grande reflexão sobre os caminhos e os processos de estimular a representação de ideias que são materializadas antes para posterior multiplicação dos objectos/produtos criados.

O design com base na arte é o processo que ajuda o homem a criar algo, ou seja, a capacidade do saber fazer do homem despertando a sensibilidade do designer, ampliar seus horizontes a cada vez que ele cria algo novo de uma forma mecanizada para a satisfação das suas necessidades.

Metodologia De Design

Design

Do Latim designare que é traduzido como “designar” e “desenhar”, intenção e desenho. Teoricamente o design torna-se uma actividade de resolução de problemas com base na idealização, criactividade, do homem num processo continuo pretendendo alcançar determinado objectivo.

A expansão da tecnologia do mundo actual ajuda a desenvolver esta actividade com novas ferramentas de utilização informando, persuadindo estimulando a utilização criativa. Não só, o designe também abrange diferente ramificações ou áreas do conhecimento científico de acordo com as funções: gráficas, comunicação visual, moda, industrial, de produtos/embalagens, interior, de construção entre outros assim se relacionando com diversas áreas. Pretendendo com estes destacar osseguntes:  

Design Gráfico

É uma actividade intelectual, técnica e criativa relacionada não apenas com a produção de imagens, mas com a análise, organização e métodos de apresentação de soluções visuais para problemas de comunicação. (ESTADO DA ARTE)

Design de Comunicação Visual

Compreende a produção de dados comunicativos, como cartazes, letreiro ou mesmo os signos visuais, também ligado a produção de mensagens publicitária, “Web designque compreende a produção e criação de páginas web, (ESTADO DA ARTE).

Para além dos aspectos citados, o designer deverá ter também o total domínio dos elementos conhecidos da linguagem visual como o ponto, linha, forma, textura, cor, e direcção, etc., que compõem o projecto a ser executado.

Design Industrial

O design industrial abrange todos os aspectos do ambiente condicionado pela produção industrial. Objectivo é determinar as propriedades formais relações estruturais e funcionais dos objectos produzidos industrialmente sobe o ponto de vista do produtor como do consumidor.

Design De Embalagens

Estabelece uma fonte de ligação entre o produto, o produtor e o consumidor, estabelecendo uma relação muito específica e pessoal, onde além de servir de invólucro tem a função de veicular informação de carácter publicitário ou não. Pode ser vista muitas vezes, como o único meio de comunicação de uma Marca, de uma empresa. (PAULO ALMEIDA)

Designer

De acordo com a abordagem de (PAULO ALMEIDA), o designer ou projectista é um profissional que desempenha actividade especializada de carácter técnico-científico, criativo e artístico. O designer deve saber sistematizar informações, selecionar, organizar hipótese no âmbito da criação das suas obras e do sector onde pretende trabalhar, tendo também o conhecimentos dos processos industriais de fabrico do produto que pretende, no que diz respeito ao processo em si e dos materiais empregados, para que possa controlar e atingir os efeitos desejados.

Segundo a abordagem de KRUCKEN (2008) afirma que o principal desafio do Design no mundo contemporâneo está no desenvolvimento de soluções para questões complexas, que exigem uma visão ampliada do projecto, envolvendo produtos, serviços e comunicação, de forma conjunta e sustentável.

Fundamentos Do Design

Segundo CORELDRAW X4 (grupo de especialistas), para criar design que funciona, é necessário seguir 4 princípios básicos do design, sendo eles:

< >Proximidade;Alinhamento;Repetição;ContrastePrincípio De Proximidade

Itens relacionados devem ser agrupados para formar uma unidade coesa. Aplicando este princípio, é possível reduzir a desordem e aumentar a clareza. O conteúdo e as mensagens são optimizados, aumentando a probabilidade dos usuários lerem e se lembrarem deles.

Princípio De Alinhamento

Compreende todos os elementos em uma página devem ter uma conexão com outro elemento a fim de garantir uma leitura fácil e agradável. O arbitrário e ilógico não cabe em um design bem-sucedido.

O alinhamento cria uma aparência limpa e sofisticada, que ajuda a chamar atenção para suas mensagens principais, alem de ajudar a conectar visualmente os elementos. Como regra geral, um elemento chave na página, age como um ponto focal ao qual todos os outros elementos se alinham. Quando se adiciona um novo elemento ao layout alinhe os dois elementos ao longo de uma linha invisível.

Princípio De Repetição

 A repetição mantém o conteúdo unificado, organizado e visualmente interessante, de modo que o produto tenha mais probabilidade de ser lido. A repetição dos elementos visuais do design na peça (como cores, formas, texturas, linhas e marcadores) pode ajudar a reforçar mensagens importantes. Repetir um elemento muitas vezes pode poluir a página e dificultar a compreensão da mensagem no entanto, é necessário ter cautela com o princípio da repetição: tenha cuidado para não exagerar. Quando em dúvida, opte pelo simples.

Principio Contraste

A utilização de contraste é essencial para diferenciar elementos e organizá-los hierarquicamente no design. Contrastando cores, tamanhos, texturas ou tipos, é possível criar uma forte presença visual e chamar a atenção para as mensagens principais. Não diferencie os elementos apenas ligeiramente. Para obter um design eficaz, a diferença entre os elementos deve ser de 180 graus.

Questionário De Reflexão

O que é design? Design é processo técnico que utiliza imagem e texto para comunicar mensagem, ideias e conceitos criativo relacionado com a concepção, elaboração e especificação de um produto.O que Designer?Cite quatro aplicações do design.Quais sãos os fundamentos do design?

Conclusão

Apos a elaboração deste trabalho percebemos que é importante abordar o tema de metodologia de design visto que ele envolve várias áreas ligadas ao nosso quotidiano aproximando produtores e consumidores em busca de soluções inovadoras, dando transparência e fortalecendo os valores que perpassam a produção e o consumo. É de referir que o design tem a função de reforçar a participação de mercado da empresa por meio da qualidade de sua imagem e marcas, o posicionamento estético favorece a dimensão semântica do sistema de design corporativo e ele tem uma extrema função de ajudar a posicionar uma determinada empresa com um especialista “designer”.

 Bibliografias

ALMEIDA, Paulo Alexandre; Design e Comunicação Visual; Universidade Católica de Moçambique – Centro de Ensino à Distância.

https://pt.slideshare.net/GabrielMeneses/metodologia-do-design?qid=590acacd-f185-422c-84da-ece4af6f961b&v=default&b=&from_search=2

FUNDAMENTOS DE DESIGN – COREL CORPORATION disponível em: www.corel.com/static/pdfs/cdgs/x6/Fundamentals-of-Design_IFE_BR.pdf

KRUKEN(2008)https://www.researchgate.net/publication/215640422_Design_e_territorio_uma_abordagem_integrada_para_valorizar_identidades_e_produtos_Design_and_territory_of_origin_an_integrated_approach_for_the_valorization_of_identities_and_products

ESTADO DA ARTE, Conceitos de design.com