A mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros podem aumentar significamente o uso da soja na produção de alimentos industrializados.

Isso se dá por conta do aumento da procura por alimentos com maior teor protéico.

A alta demanda das indústrias por esses tipos de alimentos pode ser uma ótima oportunidade de mercado para o grão que é bastante produzido e exportado pelo Brasil.

Mas, o carro chefe da soja ainda será para abastecer 70% da alimentação animal na agropecuária do país, mas haverá um crescimento bem significativo para os outros mercados.

O mercado atual

Nos últimos 25 anos, a produção de soja no país triplicou devido às condições climáticas, uso de técnicas avançadas no plantio, além de investimentos em tecnologias.

Mas, o desafio dos agricultores é aumentar o volume de produção do grão para atender as novas demandas, sem interferir na sustentabilidade.

Por isso, separamos algumas dicas para que você possa colher muito mais ao longo do ano:

Utilize a técnica de plantio direto

O conceito desse manejo de solo leva em conta que após a colheita, a palha deve permanecer intacta para cair no solo e virar matéria orgânica, garantindo a melhoria do solo.

Da mesma maneira que essa técnica pode ser usada juntamente com a rotação de culturas, evitando pragas e doenças nas futuras plantações.

Fixar nitrogênio

A cultura de soja exige muito nitrogênio e por isso, uma maneira de rentabilizar a produção é fixar biologicamente o elemento químico por meio de uma bactéria, Bradyrhizobium japonicum.

Em primeiro lugar é recomendado usar quando a soja é semeada e só depois de 50 a 70 dias depois de plantada, utilizar a bactéria quando a planta já estiver em fase de desenvolvimento.

Integrar lavoura, pecuária e floresta

Dessa forma, as diversas atividades podem render mais lucros, por conta da redução de custos e aumento da produtividade.

Uso de tecnologias

Investir em tecnologias para otimizar os processos do campo e resolver problemas na produtividade da soja.

Atualmente existem tecnologias voltadas especialmente para o agronegócio, por meio de equipamentos, sistemas e softwares é possível resolver gargalos na sua produção.