Por [email protected] em 25/06/2016

No corre-corre do dia, as pessoas estão  sem tempo para cuidarem de sua saúde, além disso, quando conseguem se exercitar, faz-se de forma incompleta ou incorreta. Muitas das vezes, falta uma programação organizada, mas se conseguir exercita-se unindo atividades físicas e exercícios mentais os benefícios seriam enormes.

O mundo acelerou, há jornadas duplas de trabalho, muitas informações para entender e aprender, muita coisa para fazer e pouco tempo para usar. E nosso bem estar vai ficando para segundo plano. Por isso a saúde virou busca constante de melhoria de vida, porque fica muito cansativo e desgastante o ritmo tão acelerado sem um recurso estabilizador. Muitos ficam dependentes do uso de remédios químicos, bebidas alcoólicas e até drogas para reposição desta terrível luta de sobrevivência, contudo estes recursos dão falsas estabilizações, que terminam, a médio e longo prazo, levando a um previsível futuro letal à saúde. É como se fosse um coberto curto, onde você cobre o rosto com frio, e simultaneamente descobre os pés, e quando faz frios nos pés, cobrem-se os pés e deixa o roto descoberto, e nunca se cobre o corpo todo, ou seja, são atitudes paliativas.  O melhor e mais natural remédio ainda é atividade física combinada com exercícios mentais, para voltar o organismo ao seu equilíbrio saudável.

A grande maioria inicia as atividades físicas, sem começar antes estabelecendo seus reais objetivos e sem definir com cuidado seus melhores dias e horários, para se dedicar a sua saúde. Essa fase inicial é de suma importância, porque é nela, que conversamos internamente, construindo a consciência que precisamos organizar o nosso tempo, para cuidar de si mesmo. Quando isto é feito, dá uma sensação muito boa, que é sentir-se conduzindo coerentemente sua vida, como também reforçando a ideia que precisa algo ser feito, e aí vai, gradativamente, se reconquistando na criação de um novo hábito de vida.

Em virtude disso tudo que foi explicado,  constatamos que realmente temos que ter um tempo só para nós, um tempo onde o seu verdadeiro EU se reconheça nas reais condições de bem estar, onde o prazer de fazer coisa que lhe façam bem, lhe motivem para sorrir mais, viver mais, amar mais, por isso não esqueça de cultivar na sua vida, o seu amor próprio, através de atividades agradáveis e prazerosas. Faça atividade física com orientação de um profissional de Educação Física! Queira bem a você, CUIDE-SE!!

SUGESTÕES DE ATIVIDADES FÍSICAS: dançar, caminhar, correr, nadar, remar,  praticar esportes, andar de bicicleta, pular corda, escalar, namorar...

SUGESTÕES DE ATIVIDADES MENTAIS: jogar xadrez, montar quebra-cabeça, fazer palavras cruzada, fazer sudoku, resolver o cubo de rubik, ler, aprender algo novo, desenhar, pintar, cuidar de bonsai, fazer poesias, ter boas conversas com amigos, fazer artigos que ajudem as pessoas, rezar, meditar, tocar algum instrumento musical, cantar, criar algo que facilite seu dia a dia...

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DALOUCHE, S. C. E. A. Programa de treino cardiovascular. Tradução de Idalina Lopes. São Paulo: Madras, 2012. 264 p.

KATZ, L. C.; RUBIN, M. Mantenha o seu cérebro vivo. Tradução de Patrícia Lehmann. Rio de Janeiro-RJ: Sextante, 2000. 160 p.