Autora: Maria Cristina Santos de Campos.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

Co-autora: Silvana Bento de Melo Couto.

E-mail: [email protected]

Instituição: Escola Municipal “José Evaristo Costa”.

 RESUMO

Este artigo é um relato da experiência de ensino e aprendizagem que foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa”, situada na Rua: José Caleira Vila, S/N, Bairro: São Francisco, CEP: 78260-000, Tel: (65) 3261 – 2291 na cidade de Araputanga-MT, por duas professoras alfabetizadoras em formação no PNAIC, Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa. A sequência foi realizada no ano de 2013 e teve uma duração de 28 dias. A experiência se deu a partir do texto literário “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado. Nessa, a prática docente se efetivou através de brincadeiras, dramatização e a integração da literatura, sob o enfoque da sequência didática, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes. Nosso objetivo com o relato é destacar o compromisso do PNAIC com a alfabetização das crianças de até 08 (oito) anos de idade (no terceiro ano do ensino fundamental), visando à formação cidadã dos alunos/crianças e uma formação que garanta ao docente segurança no que ensina, no como ensina e no como os sujeitos aprendem. Da experiência, relatamos o foco nas capacidades de leitura e escrita, a capacidade de observação e cooperação no trabalho em grupo, o desenvolvimento das habilidades e do raciocínio lógico matemático, bem como as possibilidades e dificuldades na prática docente quando realizada pelo viés da sequência didática. Apontamos também o processo avaliativo. 

INTRODUÇÃO

A organização do trabalho pedagógico por meio de sequências didáticas constitui um diferencial pedagógico que colabora na consecução dos objetivos expressos nos quadros dos direitos de aprendizagem. A organização das atividades em sequência tem o objetivo de oportunizar aos alunos o domínio dos diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade, preparando-os para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais, oferecendo-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (Dolz, Noverraz & Schneuwly,2004).

Sendo assim, com o objetivo de refletir sobre as características do Sistema de Escrita Alfabética (SEA); avançar no conhecimento sobre o funcionamento do sistema de escrita e na aquisição da leitura e da escrita convencional; desenvolver o comportamento leitor e escritor durante o processo de produção textual; ler e desenvolver capacidade para selecionar informações; trabalhar leitura e interpretação de textos; desenvolver habilidades e o raciocínio lógico-matemático; ser cooperativo no trabalho em grupo e o de contribuir para que as crianças se apropriassem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, como também de elevar a autoestima é que propomos a aplicação de uma metodologia diferenciada organizada pelo viés da sequência didática.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi desenvolvido com alunos da terceira fase do primeiro ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal “José Evaristo Costa” na cidade de Araputanga – MT, no ano de 2013 e teve uma duração de 28 dias.

Foi elaborada uma sequência didática na qual se privilegiou o trabalho a partir do texto literário “Menina Bonita do Laço de Fita”, de Ana Maria Machado, oportunizando as crianças espaços de interação efetiva, valorizando as experiências significativas de linguagem. Nessa experiência, a prática docente se efetivou através de brincadeiras, dramatização e a integração da literatura, em perspectiva interdisciplinar, a qual prioriza o conhecimento global, superando, dessa maneira, a fragmentação dos saberes.

Diferentes atividades, tais como: leitura de textos voltados à valorização da cultura afro, músicas, poesias, produção textual e de frases, ordenação de sílabas para formação de palavras, escrita de nomes a partir de imagem, sinais de pontuação, segmentação de palavras, palavra dentro de palavra, número de sílabas e de letras, rimas, passa repassa, dramatização do texto literário, degustação de alguns pratos típicos da culinária afro, entre outras) foram desenvolvidas de modo a favorecer aos aprendizes a compreensão do Sistema de Escrita Alfabética (SEA); ler e desenvolver capacidade para selecionar informações;  desenvolver habilidades e o raciocínio lógico matemático por meio de resolução de situações problema; ser cooperativo no trabalho em grupo e o de contribuir para que as crianças se apropriassem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, como também de elevar a autoestima.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao desenvolvermos este trabalho, buscamos na metodologia da sequência didática um ensino que proporcionasse aos alunos uma atividade escolar que fugisse do esquema tradicional. O resultado desse trabalho foi muito positivo, pois foi possível perceber o desenvolvimento da sequência didática de forma significativa.

Através da literatura infantil “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado tratamos da questão racial com os alunos de forma sutil e prazerosa, pois a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave, fazendo com que os mesmos participassem ativamente de todo o processo, avançando na compreensão do sistema de escrita, compreendendo e resolvendo situações problemas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao esquematizarmos uma Sequência Didática, nosso objetivo foi aplicar esta proposta de trabalho pedagógico na tentativa de instrumentalizar os alunos com uma proposta pedagógica significativa, proporcionando aos aprendizes o desenvolvimento de capacidades de linguagem que podem ser transferidas para o ensino de diferentes gêneros textuais.

Cabe ao professor explorar essa proposta pedagógica, criar condições favoráveis à construção do conhecimento e elaborar atividades criativas que venham contribuir na aquisição da aprendizagem de seus alunos, pois uma aula prazerosa e inovadora deixa os alunos mais motivados na hora da aprendizagem e no momento de realizar suas atividades na sala de aula.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Dias Filho, Antonio Jonas. Culinária afro-brasileira / Antonio Jonas Dias Filho, Márcia Honora. – São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. – (Africanidades).

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

MACHADO. Ana Maria: Menina bonita do laço de fita. 7º edição. São Paulo. Ártica, 2005.