MEMORIAL

 

Eu, Adriano Araújo da Silva, nasci na cidade de Rurópolis, estado do Pará. Morei com meus pais na zona rural até aos 6 (seis) anos de idade. Aos 6 (anos) fui morar em Rurópolis com meus avós maternos para estudar. Iniciei o Ensino Fundamental na Escola Municipal Ensino Fundamental Professora Elcione Barbalho e estudei os primeiros anos até a 4° série, o restante foi concluído na Escola Estadual de Ensino Médio Governador Eurico Vale.

Neste período, morando em Rurópolis e cursando o Ensino Fundamental, contribui com os avós, na implantação e manejo de uma horta que ficava no quintal da residência. Na horta era produzido, em maior quantidade: cebolinha, coentro, couve, alface, repolho, pimenta, salsa. De segunda à sexta-feira, era feita a colheita, e pela manhã, eu ia para vender a produção na feira na cidade.

Com a chegada do fim do Ensino Fundamental e sem muitas perspectivas de “futuro”, uma vez que só existia o Ensino Médio na cidade. A minha família resolveu que eu fizesse um Ensino Médio profissionalizante. No final do ano de 1999, eu e mais um primo, fomos fazer a prova de seleção da Escola Agrotécnica Federal de Castanhal (EAFC) para o curso Técnico em Agropecuária. Nesta seleção, fomos aprovados. Em fevereiro de 2000, fomos para Castanhal realizar o curso, e pelas condições econômicas e de distância de nossas famílias, moramos no alojamento da escola.

Nos primeiros dias na escola, tive dificuldades, que no geral todos os alunos também tiveram. Tivemos que nos adequar às condições e às regras da escola, onde tínhamos hora para levantar, merendar, almoçar, jantar, lavar roupas, e os horárias das aulas que eram em tempo integral, tudo isso somado à convivência com os colegas de quarto (12 estudantes) e a distância da família, tudo isso dificultava o dia a dia. Depois de uns 15 dias, fui acostumando com a rotina, e as coisas ficaram normais.

Como nossas residências eram longe, ficávamos o ano inteiro na escola. Nos finais de semana e feriados, realizávamos as atividades nos setores da fazenda da escola. Nos períodos de férias, aproveitávamos para realizar os estágios. O curso foi concluído no final do ano de 2002. Em 2003, iniciei o curso de Especialização (nível médio) em Manejo Florestal.

Depois da conclusão do curso da Especialização, fiz alguns trabalhos como autônomo na área de formação. Porém, como já vislumbrava cursar uma graduação, vim para Santarém no ano de 2005 para fazer cursinho pré-vestibular. Neste ano, prestei vestibular para a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Unidade Descentralizada de Santarém, para o curso de Engenharia Florestal, e para o curso de Sistema de Informação da Universidade Federal do Pará, Campus Santarém, além de submeter ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e inscrevi-me para a vaga de Engenharia Agrícola, no Centro Universitário Luterano de Santarém  (CEULS), da Universidade Federal Luterana do Brasil (ULBRA).

Com a publicação dos resultados dos processos seletivos, consegui a aprovação nos três cursos e resolvi tentar a vida acadêmica nas duas engenharias, cursadas nos turnos da tarde e noite. A partir do segundo ano de universidade, por dois anos, fui bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica  (PIBIQ/CNPQ). Desenvolvi atividades no projeto denominado “Biogeoquímica comparativa de ecossistemas florestais sucessionais na Amazônia, Brasil” (2007/2008) e no projeto “Análise estrutural e funcional comparativa de ecossistemas sucessionais na Amazônia Oriental” (2008/2009) fui bolsista no horário matutino. Assim, os três turnos estavam preenchidos com atividades da academia. Apesar do desafio, no ano de 2010 concluí as duas graduações.

Em 2011, iniciei o curso latu senso em Agroecologia na Amazônia, na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), concluído em dezembro de 2012 e , ingressei no curso de Pós–Graduação stricto sensu em Ciências Florestais na UFRA e concluí em agosto de 2014.

No ano de 2010, fui aprovado no curso do Instituo Federal do Pará – Campus Santarém para o cargo de Técnico Administrativo de Laboratório, na área de Agropecuária, onde desempenhei o cargo até 2014. Nesse ano tomei posse do cargo de docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) – Campus Laranjal do Jari, até o janeiro de 2016.

Com o desejo retornar para Santarém, prestei concurso para o cargo de docente do IFPA – Campus Santarém e, com a aprovação e consequente nomeação, tomei posse foi em janeiro de 2016.

Os cursos de extensão realizados foram: “Inseminação artificial” (2002), “Manejo florestal sustentado – Exploração de impacto reduzido” (2003), “Treinamento de hidroponia” (2007), “Compostagem orgânica” (2007), “Capacitação para o cadastro multifinalitário do município de Santarém” (2007), “Manejo e análise de sementes de espécies florestais” (2008), “Gerenciamento de Manejo e Exploração de Impacto Reduzido – GM Universidades” (2010), “Capacitação em Identificação de espécies florestais” (2008), “Georreferenciamento e suas aplicações na gestão de recursos naturais” (2011), “Alimentação orgânica” (2013), “Manual de licenciamento ambiental” (2013), “Recuperação de áreas de pastagens abandonadas e degradadas através de sistemas agroflorestais” (2013), “Máquinas e mecanização Agrícola, contabilidade Rural” (2013) e “Contabilidade Rural” (2013).

Participei das seguintes palestras: “Diagnose de mamoeiros e doenças bióticas e abióticas e recomendações de controle” (2006), “Histórico, situação e rumos da olericultura e fruticultura no município de Santarém” (2006), “Acidentes por animais peçonhentos no Meio Rural” (2006), “O papel o engenheiro Agrícola no Mercado de Trabalho” (2006), Projetos agropecuários: Linhas de Crédito e procedimento” (2006), Georreferenciamento na Agricultura” (2007), “Agroenergia – O novo paradigma” (2007), “Biodigestores” (2008).

Outros eventos que participei foram: “I Jornada Acadêmica da UFRA Tapajós Sobre o Fogo” (2006), VI Congresso Estadual de Profissionais o CREA-PA, na Microrregional em Santarém – PA” (2007), “VI Encontro de Estudos e Debates Sobre Águas Doces do Baixo Amazonas” (2008) e “Simpósio de Manejo Florestal na Amazônia Brasileira e Seminário de Comemoração dos 30 anos de Pesquisa na Flona Tapajós – Km 76” (2010).

Ministrei as disciplinas “Empreendedorismo” nos cursos de Piscicultor (2013) e Agente de Combate as Endemias (2013), “Horticultura I” no curso de Horticultor de Legumes Orgânicos (2013), estes cursos são do Programa de combate as endemias, Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (PRONATEC).

Em eventos científicos publiquei as seguintes pesquisas: “Dinâmica da regeneração natural do Bosque Meckdece, município de Santarém, estado do Pará”, na V Jornada de iniciação e pesquisa científica e tecnológica do IESPES (2008); “Tendência de mercado de compensado no continente asiático”, no VI Simpósio de Pós-graduação em ciências florestais e II Simpósio de ciências e Tecnologia da madeira do RJ” (2010). Publiquei o artigo “Efeitos de diferentes substratos na germinação de sementes de Theobroma grandiflorum Schum” no VII Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia e XI Salão de pesquisa e extensão (2011). Participei da 65ª Reunião anual da SBPC e neste evento publiquei os artigos “Coleta da castanha do Pará em comunidades da mesorregião Baixo Amazonas, estado do Pará” e “Dinâmica de fragmento florestal urbano na Amazônia central” (2013). Publiquei o artigo “Main non tiber forest products commercialized in National Forest of Tapajós”, no Simpósio Brasil - Alemanha: Desenvolvimento Sustentável (2013). Foi publicado o artigo denominado “Potencial do extrativismo da castanha do Pará na geração de renda em comunidades da mesorregião Baixo Amazonas, Pará (2013).

No período de março de 2009 a agosto de 2011, fui Diretor de Projetos da Empresa Junior, denominada Consultoria e Serviço Florestal (CONSFLOR), do curso de Engenharia Florestal da UFRA. Durante este período, fiz parte da equipe que elaborou e executou três projetos que foram financiados pela Organização das Nações Unidades para a Agricultura e Alimentação (FAO). Os projetos foram “Capacitação em beneficiamento de produtos dos sistemas integrados de produção e do extrativismo” (2011), “Capacitação em processos de gestão da produção, do beneficiamento e da comercialização na região de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), no estado do Pará” (2011) e “Fortalecimento da capacidade de gestão florestal por meio do monitoramento da dinâmica de florestas da região do distrito florestal sustentável – BR 163” (2011) .

Na comunidade, foram realizados alguns trabalhos profissionais. Para a empresa LUNKES & LUNKES LTDA. ME, fui o responsável técnico pelo licenciamento de operação da serraria (2013); Renovação do Cadastro de exportadores de produtos florestais no estado do Pará (CEPROF) (2013); Alteração do Renovação do Cadastro de exportadores de produtos florestais no estado do Pará (CEPROF) (2014); e pela alteração de endereço da empresa, foi necessário novamente realizar outro licenciamento ambiental de atividade industrial junto a Sema/Gesflora/Pará.

Para a Associação Comunitária Panorama (ACP), foram realizados dois serviços de consultoria técnica, de forma voluntária: Primeiro, foi a elaboração do projeto para obtenção de recursos financeiros e posterior aquisição de um trator agrícola com implementos (2013) e a regularização da Associação junto a órgãos governamentais (2013).

Nas atividades administrativas, atuei como secretário do Programa de apoio à formação superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) (2010).

Atualmente, no exercício do cargo de docente, além das atividades de ensino, realizo ações de extensão e pesquisa através de projetos. O objetivo profissional a ser conseguido é a realização do doutorado e de outros projetos institucionais.