MEMORIAL DESCRITIVO

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO CARLOS DE MELO JUNIOR*

 

 

 

 

 

A contingência do memorial

 

Este memorial descritivo tem como objetivo apresentar a minha trajetória acadêmica e profissional até a presente data. Para elaborá-lo, levei em conta as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento dos meus trabalhos aqui expostos.

 

 

 

 

 

* Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano (Universidade Federal do Pará), cursando Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará), Graduado (Bacharel) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará – Belém/PA. Docente do IFPA, Campus de Santarém.

 

 

Santarém-PA,

Março de 2017.

          

INTRODUÇÃO

 

Um memorial estabelece uma autobiografia de determinado profissional, e se configura como uma narrativa simultaneamente histórica e reflexiva. Tal documento deve então ser composto sob a forma de um relato histórico, analítico e crítico, que apresente os fatos e acontecimentos que constituíram a trajetória acadêmico-profissional de seu autor (Severino, 2000).

Desta forma, o presente memorial visa apresentar os fatos mais marcantes relacionados à minha trajetória acadêmica, desde a minha graduação até a pós-graduação em nível de mestrado.

 

1- Formação acadêmica: Graduação, mestrado.

Após o meu percurso escolar no segundo grau técnico em Edificações (atual ensino médio) no então CEFET – Centro Federal de Educação tecnológica (2002), ingressei na Universidade Federal do Pará, no ano de 2003 para cursar o curso de Bacharelado em Engenharia Civil, ao mesmo tempo trabalhei na CODEM (Companhia de Desenvolvimento Urbano) a qual faz parte da Prefeitura Municipal de Belém, neste período desempenhei funções relacionadas ao curso técnico em Edificações. Em janeiro de 2004, com as mudanças na gestão municipal, encerrei minhas atividades na CODEM, passando assim a me dedicar integralmente ao curso de Engenharia Civil, o que me deu a oportunidade de desempenhar atividades de pesquisa dentro da universidade, sob supervisão dos professores da instituição, fato que ocorreu até inicio de 2006.

Em maio de 2006, comecei a estagiar na empresa Marko Engenharia, reconhecida regionalmente por ser uma das mais ativas no mercado da construção civil, com obras de destaque nacional como as Docas em Belém do Pará. 

Com a conclusão da graduação no ano de 2008, fui admitido ao cargo de Auxiliar técnico na mesma empresa que estagiava, Marko engenharia, passando a ficar responsável pela obra de um edifício chamado “Rio Verde” localizado no bairro do Marco em Belém do Pará. Em junho de 2009, prestei o concurso público para a vaga de professor de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Pará – Campus Santarém, o principal motivo para tal, foi a facilidade e afinidade pelo meio acadêmico, além do convívio durante a graduação com grandes profissionais da docência da minha área.

 

2- Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

            2.1- Atividades de ensino

           

Então, em novembro de 2009, tomei posse e iniciei a minha carreira como docente do IFPA – Campus Santarém, a até os dias atuais, estou trabalhando no curso Técnico em Edificações, ministrando as disciplinas de Desenho Auxiliado por Computador I e II, Materiais de Construção, Tópicos de Fundações e Tópicos de Mecânica dos Solos, Tecnologia da Construção Civil I e II, Formação Geral Complementar e para o curso Técnico em Saneamento, ministrando a disciplina de Hidráulica Aplicada.

                        A orientação de relatórios de estágio curricular obrigatório e de atividade de projeto integrador também foram atividades desenvolvidas por mim dentro do IFPA. Em junho de 2013, recebi um convite para ministrar a disciplina de Topografia Aplicada no IFPA – Campus Itaituba, para turmas do curso Técnicos de Edificações e para o curso superior de Saneamento Ambiental, devido uma carência de docentes para ministrar esta disciplina.

            Atualmente, através de uma proposta interdisciplinar desenvolvida na Instituição tenho tido oportunidade de intervir juntamente com meus alunos nos bairros e comunidades. Tal atividade consiste em prestar assistência para aqueles que, por dificuldades financeiras, acabam não possuindo condições de contratar um profissional de engenharia ou um técnico em edificações para obter um projeto de uma residência. Tentando sempre mostrar para os alunos o perfil inter e multidisciplinar nas atividades, além da interface entre a interação com os moradores dos bairros e comunidades, na busca de que eles possam ter uma visão clara da interação existente entre ambos e da necessidade de sensibilização para a preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

           Ressalto que fui aprovado em Concurso Público para Professor no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia para a área de Infraestrutura, onde venho exercendo atividade de docente, tendo sido empossado em 18 de novembro de 2009.

 

            2.2- Atividades de PESQUISA

            A participação em atividades de pesquisa iniciou ainda durante a Graduação, no momento que realizei meu Trabalho de Conclusão de Curso, que foi analisar todo o procedimento de legalização de uma obra, abordando todos os órgãos e secretarias envolvidas. Posteriormente, quando escrevi minha dissertação para conclusão do Mestrado, onde foi verificada a resistência da fibra de carbono associada ao concreto.

            Em 2012, ingressei no Programa de Mestrado PPCS (Programa de Processos Construtivo e Saneamento Urbano) pela Universidade Federal do Pará, tendo obtido a titulação de mestre em 2016.

Atualmente, desempenho atividades de pesquisa relacionada aos materiais de construção para uma utilização com um melhor aproveitamento e maior resistência, em conjunto com outros professores da área técnica, em específico aos professores engenheiros civis do curso de Edificações.

                       

            2.3- Atividades de EXTENSÃO

            Durante a minha carreira docente, fui nomeado Coordenador do curso Técnico em Edificações no ano de 2010, onde fiquei até o ano de 2014 para assumir a Coordenação adjunta do PRONATEC, a qual ficou até junho de 2015. Ambas as coordenações foram de extrema importância para a minha construção como profissional, por acreditar que experiências como estas acrescentam na minha formação como profissional e, acima de tudo, como ser humano.

           

           

           

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

 

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21.ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.