Instituto de Pós-Graduação Albert Einstein

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MEMORIAL

GESTÃO DA INFORMAÇÃO

Aluno: Diego Aguiar de Vasconcelos

Com as transformações que vem ocorrendo na sociedade na era digital, essas transformações atingem também as organizações da administração publica que atualmente dão valor mais ao potencial humano do o que as maquinas, com isso o potencial humano se inova, hoje em dia a gestão publica compreender que o processo de transformação da sociedade e inevitável para gerencia as instituições publicas, e preciso investir em novas tecnologias e investir também em capital humano, para proporcionar formas de conhecimentos individuais para que seja agregado depois no grupo, vejamos alguns pontos de destaque.

            Uma disciplina que tem suscitado cada vez mais a atenção nas ultimas décadas e a gestão de conhecimentos, criando muitos trabalhos de investigação e investimento, significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância à investigação na área da gestão do conhecimento esta ligada varias disciplina entre elas a gestão de estratégica, a teoria das organizações, o marketing, a economia, a psicologia entre outras. 

            A adoção estratégica e intensiva das tecnologias das tecnologias de informação e comunicação (TICs), como elemento viabilizador de um novo modelo de gestão publica evoluiu para o que e hoje chamado de governo eletrônico no contexto geral da economia globalizada os governos dependem de componentes que sirvam elo entre os serviços públicos e o cidadão, as TICs desempenham o papel central desses componentes , transformando se em uma das principais engrenagens de articulação dos processos operacionais dos governos para o fornecimento de fluxos de informação e de serviços públicos.

   

O governo eletrônico favorece a melhoria dos serviços públicos e dos processos da administração publica, o aumento da eficiência, isso favorece a integração entre os órgãos do governo aumentando a transparência e fomenta a participação democrática, também combatendo a exclusão digital isso e uma importante dimensão dos programas de governo eletrônico.

 A realidade do governo eletrônico no Brasil e caracterizada por duas dimensões distintas, de um lado o termos de dimensão associada ao avanço do governo eletrônico, baseado no uso intensivo das TICs pelo setor publico, por outro lado, embora nos últimos anos o crescimento do numero de internautas no Brasil seja significativo, não podemos deixar de considerar a dimensão da exclusão digital no pais.

  

A inclusão digital e a democratização do acesso as tecnologias da informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação, a inclusão digital maximizar o tempo e as suas potencialidades, a inclusão digital para acontecer precisa de instrumentos básicos são eles o computador, acesso a rede e domínio dessas ferramentas, com os esforços para a inclusão digital outros publico também compõem o alvo de seu trabalho idosos, pessoas com deficiência, população de zonas difíceis acesso, dentre outros. 

Um dos grandes desafios das organizações e empresas e a captura e formalização do conhecimento entre pessoas as pessoas que as constituem, por se estratégico o conhecimento tecnológico precisar se compartilhado para crescer, potencializando o desempenho das empresas e organizações e mais pessoas detêm esses conhecimentos como importantes e essenciais para evolução, a informação tecnológica e um fator importante na gestão e indispensável tanto no contexto interno como em relacionamento sociais, a um grande reconhecimento da importância da informação, a revolução na informação exige, assim mudanças profundas no modo como vemos a sociedade na organização e sua estrutura, na sociedade informatizada possui um efeito de multiplicar os recursos para quem os menos favorecidos tenham acesso a inclusão digital, o acesso a informação extrair a capacidades de aplicar conhecimentos que podem ser tornas vitais para o aumento da capacidade intelectual e desenvolvimento, tudo isso erradicam a exclusão digital e integrando a todos através da utilização de redes de comunicação, relacionamento, e sistemas informáticos que interconectam as pessoas, empresas, e órgãos.

FAAC – UNESP PUBLICAÇÕES. Anais de Comunicação – Gestão da Informação. Disponível em: <www.faac.unespbr/publicacoes/anais-comunicacao/textos/34.pdf>.

WIKIPEDIA – Enciclopédia Livre. Inclusão Digital. Disponível em: <http//pt.wikipedia.org/wiki/Inclusão_digital>.

WIKIPEDIA – Enciclopédia Livre. Gestão do Conhecimento. Disponível em: < http//pt.wikipedia.org/wiki/Gestão_do_conhecimento>.

CGI – Comitê Gestor de internet do Brasil -. Os caminhos para o avanço do governo eletrônico no brasil disponível em: <http://www.cgi.br/publicacoes/artigos/artigo63.htm>.

RODRIGUES, Bruno – As diferenças entre site, portal, hotsite e minisite. Disponível em: <http://webinsider.uol.com.br/2005/04/18/site-ou-portal/>.

ANNENBERG, Daniel – Serviços eletrônicos e a “e-burocracia” Disponível em: < http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI64092-EI14214,00-Servicos+eletronicos+e+a+ieburocracia.html>.

GOVERNO FEDERAL – Sistema de Busca de legislação Disponível em: <http://www.lexml.gov.br>.

GOVERNO FEDERAL – Ministério do Orçamento Planejamento e Gestão. E-mag – Sistema federal de acessibilidade. Disponível em: <http://www.governoeletronico.govbr/acoes-e-projetos-e-MAG>.

PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO – Licença eletrônica. Disponível em <http://portal.prefeitura.sp.gov.br/secretaria/secretarias/desburocratização/licenca_eletronica/000>.