Os fatos decorrentes no presente Memorial Descritivo relatam não só a trajetória da minha formação escolar, além disso, constitui-se em uma síntese dos momentos marcantes de toda minha história familiar e pessoal.

Livro relacionado:

A cronologia dos fatos inicia-se na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná com a união de meus pais. Após a data de meu nascimento, as entrelinhas abordam simultaneamente, acontecimentos dentro e fora da escola. Os relatos foram tomando forma naturalmente à medida que as recordações se renovam em minha memória.

As últimas considerações contextualizam o momento atual, agora com trinta e um anos de idade, casado, pai de três filhos, e cursando o último período do curso de Licenciatura em Pedagogia e também o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Itaituba-FAI.

1.INTRODUÇÃO

No final da década de 1970, os jovens Davi Onetta e Olga Ferreira França, residiam na cidade de Foz do Iguaçu no Paraná, jovens, recém-casados, ele dentista protético e ela auxiliar de enfermagem, enfrentavam dificuldades para manter a família, quando já havia nascido minha irmã Tânia Cristiane Onetta que foi a primeira dos três filhos do casal.

No ano de 1979, ouviam-se fortes boatos da facilidade em adquirir terras no estado do Pará loteadas pelo Instituo de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), nesse momento estava em andamento a abertura da rodovia BR163 que iria ligar o estado do Mato Grosso ao Pará.

Em dezembro de 1989, a família resolveu aventurar-se rumo ao desconhecido, e veio então a se estabelecer em um pequeno vilarejo a oitenta quilômetros de Itaituba, chamado Jardim Amadeus, que posteriormente veio a se tornar a cidade de Trairão. Lembro-me que meu pai citava que a família Onetta era a décima que chegava ali para morar.

Os desafios foram ainda maiores nessa região tão remota do estado do Pará, não havia gás, energia elétrica nem água encanada, moravam segundo mamãe, em uma casinha de pau a pique, e coberta de lona, às margens da rodovia. Não havia escolas, nem tampouco hospitais e médicos, então, nos dias de dar à luz minha mãe teve que ir até à cidade de Itaituba. Era inverno, os caminhões conhecidos como pau de arara, demoravam dois ou três dias entre Trairão e Itaituba.

Foi nesse contexto que aos 20 de Novembro de 1982 na cidade de Itaituba no oeste do Estado do Pará começou minha história de vida. Vivi toda minha infância na cidade de Trairão juntamente com meus pais, irmãs e meu avô Ricieire Onetta.

Cito o nome de meu avô propositalmente, pois me lembro que era um leitor assíduo, e foi uma figura participativa também na minha vida escolar. Não há como esquecer-me de suas histórias revolucionárias ao lado de seu famoso amigo Getúlio Vargas. Além de tudo, ele continua vivo em minha memória.

Ainda me lembro de quando íamos, eu, minha mãe e minhas irmãs buscar lenha, e frutas no sítio que papai ganhou do INCRA, naquele tempo tudo se transformava em diversão. Isso tudo me faz lembrar minha infância e adolescência não como um tempo difícil, mas um tempo de boas lembranças.

INGRESSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Quando iniciei meus estudos na 1ª série do ensino Fundamental a educação ainda amparava-se na Lei 5692/71 Lei de Diretrizes e Bases da Educação, isso ocorreu em março de 1990 na Escola Mul. de Ensino Fundamental Deputado Everaldo Martins, um lugar bem aconchegante com estrutura toda em alvenaria,onde estudei todos os anos até concluir o Ensino Fundamental.

Tenho lembranças muito boas desse período, entre elas estão meus colegas de classe, Clerismar Onetta, Diogo Cândido Zatta, Isaias Gomes de Sousa, os irmãos Daniel, Raquel e Quelma Machado e Ana Paula Navarro Nascimento, lembro bem deles por que estudamos juntos desde a primeira série até concluirmos o ensino médio, sempre na mesma classe.

Um detalhe que vale à pena recordar é que nunca fiquei em Recuperação até concluir o Ensino Fundamental, isso atribuo, além de minha mãe e professores, à figura de uma educadora por excelência, a professora Creuza Costa Silva que esteve sempre presente durante todos esses anos e ainda hoje. Concluí a 8ª série do Ensino Fundamental na mesma instituição, no ano de 1997, momento em que já estava em vigor LDB 9394/96.

  1. 3.            ENSINO MÉDIO 

Ingressei em março de 1998 no Curso de Habilitação em Magistério pelo Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), na Escola Estadual de Ensino Médio Benedito Corrêa de Souza, embora seja esta a instituição responsável pelo SOME, as aulas eram realizadas no prédio do Instituto Municipal de Educação de Trairão.

Este foi um período de muitas mudanças, trabalhava como gari pela prefeitura do Município, então passei num teste e fui contratado como auxiliar administrativo na Madeireira Tapajoara, era difícil conciliar trabalho e estudos, ás vezes, devido ao horário eu saia do trabalho direto pra sala de aula. Fiz um esforço muito grande para concluir aquela etapa. A oportunidade era única, seríamos a última turma, o Magistério em nível de ensino médio seria extinto no ano de 2000. A qualidade do ensino era muito boa, pois o sistema modular contava com uma boa estrutura além de professores formados e bem qualificados.

Foi fascinante a experiência em sala de aula, embora como estagiário, eu estava decidido a seguir carreira como professor. Um projeto adiado pela frustração daquela realidade que vivia.Como auxiliar administrativo na madeireira, e ainda cursando magistério, descobri que meu salário era quase quatro vezes maior do que o da minha tia que já há quinze anos vinha exercendo carreira como educadora.

Mesmo com aquele sentimento de frustração, concluí os estudos do ensino médio no ano de 2000 sem reprovação, não sabendo, além do mais, que este seria o último ano de estudo daquela década.

Ainda enquanto estava cursando o terceiro ano do magistério, conheci Jucilene Sanches Rodrigues, uma aluna do segundo ano. Namoramos e em 26 de maio de 2001 nos casamos. Foi um período maravilhoso, na mesma década nasceram Felipe, Fernando e Rebeca, nossos filhos. Porém, não tínhamos condições de conciliar família, trabalho e escola, por aquele tempo não havia possibilidade de estudarmos.

  1. 4.            GRADUAÇÃO 

Em julho de 2010, estávamos já há mais de um ano morando no distrito de Creporizão. Naquele mês fui convidado para atuar como professor na EMEF. Ieda Mª Gomes Barbalho, na vila de Creporizão. Seria a retomada de um projeto antigo.

Devido à defasagem da formação no Magistério, após a implantação da LDB 9394/96, senti a necessidade de retomar os estudos. Em janeiro de 2011, ingressei no curso intervalar de Licenciatura Plena em Pedagogia da Faculdade de Itaituba-FAI. Seria um grande desafio, primeiro, tendo que conciliar família, trabalho e estudos, além do deslocamento de quinhentos quilômetros até o local da Faculdade e a estadia ali durante os períodos de estudo.

No ano de 2012, os desafios tomavam proporções ainda maiores, devido à ausência de pessoal qualificado disponível, fui convidado para atuar como gestor, acreditando que aquilo foi algo que Deus confiou em minhas mãos; abracei a causa e trabalhei em prol da educação naquela instituição durante dois anos. Não foi fácil, mas dadas as circunstâncias, fui bem sucedido, contando, é claro, com uma equipe de professores que, na medida do possível contribuíram para que pudéssemos desenvolver aquele trabalho.

Atualmente, estou concluindo, o oitavo e último período do curso de Licenciatura em Pedagogia e também o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior, pela Faculdade de Itaituba-FAI, com o pensamento de continuar atuando como educador, no âmbito do Ensino Superior.

  1. 5.            ATIVIDADES PROFISSIONAIS ANTERIORES. 

  • Madeireira Tapajoara, no período de 01/02/99 a 01/08/2000, desempenhando a função de auxiliar de escritório.
  • TaborayMadeiras,no período de 12/09/2000 a 21/11/2002, desempenhando a função de gerente de produção.
  • Tradelink Madeiras no período de 20/01/2003 a 01/11/2004, desempenhando a função de gerente de transbordo de cargas.
  • CEM Construções Eletrificações e Metalurgia Ltda. no período de 21/07/2005 a 10/01/2007, desempenhando a função de Controlador Orçamentário.
  • Mônaco Comercial de Motocicletas Ltda. no período de 09/09/2008 a 18/05/2009 – Trabalhando como vendedor externo.
  1. 6.            PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS, CONGRESSOS, SEMINÁRIOS E CURSOS DE CAPACITAÇÃO

 

  • I Semana de Ação Comunitária de Trairão/PA, realizada pela Prefeitura Municipal de Trairão no período de 07 a 12/08/1995, com carga horária de oitenta horas.
  • Curso de Associativismo Rural realizado pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), no período de 13 a 15/02/1997, com carga horária de 24 horas.
  • Curso de Associativismo e Cooperativismo realizado pelo Plano de Educação Profissional do Pará (PEP), no período de 26 a 28/04/1997 com carga horária de 24 horas.
  • Expositor no evento, I Feira Municipal de Ciências realizado pelo município de Trairão/PA, no dia 07/11/1997.
  • Expositor no evento, II Feira Municipal de Ciências realizado pelo município de Trairão/PA, no dia 18/09/1998.
  • Treinamento para vendedores do Consórcio Nacional Honda (CNH), realizado pela Concessionária Mônaco Santarém no dia 25/09/2008 em Itaituba/PA, com carga horária de 8 horas.
  • Curso de Informática nos programa MS-DOS, Windows, World, Excel e Digitação, realizado pela Prefeitura Mul.de Trarão no período de 28/12/1998 a 28/07/1999,
  • Curso de Bacharel em Teologia com especialização em Educação Religiosa/Formação de Professor Eclesiástico, realizado pela Faculdade Internacional de Teologia (FAITE), no período de 02/01/2006 a 20/12/2009, com carga horária de 2.880 horas.
  • Curso de Extensão Universitária de História da América, realizado pela Faculdade de Itatuba, no período de 10 a 22/01/2011, com carga horária de 50 horas e com 80% de frequência.
  • Curso de Capacitação em Libras, realizado pela Faculdade de Itaituba no período de 24 a 29/01/2011, com carga horária de 24 horas, com 80% de frequência.
  • Ação da Cidadania e Meio Ambiente, Realizada pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidades (ICMBio) no período de 5 a 06/11/2011, no Distrito de Creporizão/PA, com carga horária de 18 horas.
  • Curso de Extensão Universitária em Empreendedorismo realizado pela Faculdade de Itaituba no período de 25/01 a 03/02/2012, com carga horária de 40 horas.

[...]