Criada em 1972 pelos irmão Grendene em uma inspiração nos sapatos dos pescadores da Riviera Francesa. A Melissa sempre foi símbolo em sapatos de plástico. Famosa pelo seu cheiro característico, a Melissa já realizou parceria com grandes nomes da moda mundial.

Como Jason Wu, estilista que criou o vestido da ex primeira dama dos Estados Unidos na posse de seu marido: Vivienne Westwood é a parceira mais adorada e que já produziu mais modelos para a marca, considerada o maior ícone punk inglês, seus modelos são sempre muito bem recebidos por aqueles que amam moda e um estilo mais único. A parceria mais brasileira de todas foi com os irmãos campanas, arquitetos que nasceram em Brotas interior de São Paulo, criando diversos modelos inspirados em suas produções, como a Melissa Campana Favela, Melissa Campana Zig Zag, Melissa Campana Papel, entre outros. A Disney também marca presença em toda coleção da marca com modelos inspirados em lançamentos de filmes, como, a Bela e a Fera, Cinderella e Alice no País das Maravilhas.

Sempre se reinventando, a Melissa pode ser considerada uma marca brasileira de sucesso tanto nacional quanto internacional. A expanção da participação em outros países está cada vez maior, a marca já é presente em todos os continentes, com lojas próprias (as famosas Galerias Melissas) em Nova Iorque e Londres.

A coleção atual da Melissa no Inverno 2017, trata de um assunto muito importante na atualidade, denominada FLYGLR, a coleção tem o tema de empoderamento feminino e abolimento de generos. Resultando em modelos genderless, com solas tratoradas, com muitas tiras, e modelos unissex. Além do modelo da Mulher Maravilha, super herói do genêro feminino.

Podemos dizer que a Melissa, está sempre se reinventando e levando ao seu cliente muito mais que apenas sapatos de plástico, mas sim um conceito de design, com sua grande parceria com estilistas conceituados, e uma mensagem através de suas coleções e produtos. Você pode comprar sua Melissa aqui.