Cult

O roteiro é a essência de uma produção, tecnicamente é um texto baseado em argumentos, cenas, diálogos e sequências. O roteiro deve ser bem feito, pois de nada adianta ter tudo impecável se não há uma boa história para se contar. A categoria existe desde o primeiro Oscar em 1927, e embora tenha sofrido algumas alterações nos anos seguintes, continua presente no Oscar 2012.

Um roteiro é considerado adaptado quando traz uma versão cinematográfica de alguma obra literária ou teatral, ou seja, o roteirista adapta a história que originalmente foi escrita sem o intuito de se tornar um filme. Não é um trabalho muito fácil, visto que o profissional pode receber muitas críticas, principalmente quando a obra a ser adaptada é um best seller, por exemplo.

No filme “Lolita”, baseado no livro de Vladimir Nabokov, o próprio escritor adaptou a obra para uma produção cinematográfica em 1963. O filme foi até indicado ao Oscar, mas sofreu muitas críticas por Stanley Kubrick não ter retratado da melhor maneira possível a história do livro. Em 2011 a estatueta dourada foi para Aaron Sorkin pela adaptação do livro “The Accidental Billionaires”, que deu origem ao filme “A Rede Social”.

Os indicados ao Oscar 2012 de Melhor Roteiro Adaptado são: “Os Descendentes”, de Alexander Payne, Nat Faxon, Jim Rash; “Tudo Pelo Poder”, de Grant Heslov; “A Invenção de Hugo Cabret”, de John Logan; “O Homem que Mudou o Jogo”, de Steven Zaillian e Aaron Sorkin e “O Espião que Sabia Demais”, de Bridget O’Connor e Peter Straughan.