Atualmente o cenário das mudanças climáticas deixa a humanidade com um sentimento de preocupação elevado mais do que o normal. Foi divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre estas Mudanças Climáticas (IPCC), dentro de outros dados, mostrando que a região nordeste do Brasil poderia ter aproximadamente 75% das fontes de água extintas, ou seja, esgotadas até 2050, tendo uma visão pessimista do caso.

Essas divergências ambientais na realidade existem, mas não há uma certeza absoluta da grandeza do problema aqui discutido, pois este instituto (IPCC), teve sua reputação abalada devido: o Sr. Phil Jones, climatologista, que faz parte do quadro de cientistas do mesmo, declarou publicamente a existência de fraudes, ou seja, manipulação nos relatórios do IPCC, dando uma visão duvidosa do mesmo.

O que se deve fazer em primeiro lugar é reunir uma quantidade maior de cientistas, para poder tentar resolver estes problemas, tendo como foco realizar estudos focados em cada região para averiguar a particularidade de cada uma, principalmente as que estão sendo ameaçadas por essas mudanças, indicadas pelo IPCC. Tendo como principal objetivo mostrar o principal fator ou fato, para um possível planejamento que indiquem soluções para uma melhoria imediata, pois a situação é alarmante.

Uma segunda opção poderia ser uma mudança de consciência do cidadão brasileiro, sendo que é importante destacar uma divulgação do MMA-Ministério do Meio Ambiente, que fala da Sustentabilidade da atualidade, sendo este estudo realizado em 11 cidades-capitais no país Brasil. O mesmo discorre a existência de uma distorção ente as preocupações climáticas e as atitudes das pessoas, no que se diz respeito a comportamento. O que pode-se dizer é que a população deve ser educada para poder haver uma mudança significativa, esse seria a principal e mais desafiadora mudança a se fazer.

O que se deve fazer na realidade é ter pro atividade para como o Meio Ambiente, ou seja pessoas comprometidas com o recurso natural ainda existente, pois sem isso haverá consequências gravíssimas e catástrofes inimagináveis em todo planeta. Conscientização já!