O medo exerce uma função importante em nossas vidas, já imaginou se não tivéssemos medo ao atravessar uma rua movimentada, seriamos atropelados na primeira ocasião.

Existe a possibilidade de vivermos situações em que o medo é aparentemente justificado, a síndrome do pânico tem essa característica. Porém as análises desses casos provaram que existe um medo real nessas pessoas, sob situações que aparentemente não oferece medo.

O medo é uma situação que não pode ser ignorada, não da pra pedir pra alguém não sentir medo!!!!

Podemos ficar paralisados com o medo, acanhados e até mesmo partir para o ataque, enfrentando o perigo da melhor forma que achamos possível naquele momento.

O fato de alguém ser forte , não quer dizer que não sinta medo, são pessoas que sabem reagir diante do medo, algumas conseguem usar sabedoria e temperança que tem a função de orientar diante do medo enfrentado.

No entanto a maioria das pessoas não funcionam assim, nem sempre se tem o controle de nossas reações, as vezes perdemos o acesso ao pensar antes de agir, é o que acontece com fobias!

O medo de ficar em lugar fechado, medo de multidões, medo de animais, medo do escuro, são fobias que impede o raciocínio , em forma mais aguda essas fobias podem  fazer até ver algo que não existe, escultar coisas, o medo faz ter sensações emocionais que é projetado ao mundo externo acompanhado de sintomas físicos como falta de ar, palpitações, entre outras, em todas essas   situações o medo se torna ameaçador!

Essas crises de medo precisa ser tratada pelas pessoas mais próximas como algo real, no entanto em muitos desses casos familiares e amigos usam essas fobias para zombar e brincar com aqueles que sentem medo de alguma coisa , agravando cada vez mais o quadro.

Quando na verdade a fobia vem com um pedido de ajuda aos mais próximos!

Por se tratar  de um sintoma do inconsciente, não é fácil vencer essa barreira, é uma situação desafiadora para quem luta contra algo incontrolável.

Lembre sempre que o medo é bem complexo e real para quem o sente, e esses sintomas quando intenso pode atrapalhar muito as relações na vida de quem sofre com isso!!!

Como  psicanalista é necessário confiar que todos ao redor do paciente vão tratar da fobia como algo real, é necessário que se estabeleça uma relação de confiança onde o diálogo se se torne um porto seguro, onde esse navio de emoções seja ancorado.

Não é agradável sentir medo,  pior é fingir que tudo esta bem, não tenha medo de falar  as suas fobias e nem de  pedir ajuda, acredite no que você sente, não no que as pessoas dizem!