Medo de si próprio – Você é único. O mundo em que vive representa a oportunidade da sua vida. Suas realizações estarão disponíveis na medida em que não duvidar de si mesmo. Recuse esse medo. Permita-se, hoje, relaxar e se sentir bem em sua própria companhia.

Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. (Josué 1)

Medo de amar – Esse tipo de medo resulta exclusivamente da idéia de não ser correspondido. Todavia, o maior amor de todos é aquele de Deus, que supera e sublima os outros, sendo capaz, inclusive de destruir o medo. Dê um passo em direção do Eterno e, no amor pleno, você terá condições de amar.

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (I Jo 4)

Medo de perdoar – Você receia que o seu perdão venha incentivar os outros a retomarem atitudes que possam feri-lo ou entristecê-lo. Por isso mantém um plano de vingança. Mas isso não irá funcionar bem. Se uma retaliação tiver de existir, esta caberá ao Senhor do Universo, e não a partir de nós mesmos. Hoje, não tema oferecer perdão. Você será o primeiro a se beneficiar com tal atitude.

Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. (Rm 12:19)

Medo do passado – O passado, se devidamente entendido, é um mero fantasma. Contudo, se assumido como real, pode definir o hoje e o futuro. A verdadeira forma de tratar o passado é deixá-lo onde você sabe que ele está: lá trás. Olhe adiante. Treine sua mente. Não permita que ela seja bombardeada por pensamentos negativos. Afirme em seu coração: Deus tem coisas NOVAS e MELHORES para me oferecer.

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo. (Isaías 43)
www.pastorelcio.com