Medo de Dirigir? É Hora de Tirar a Carteira de Motorista!

Tenho medo de dirigir desde a primeira vez que me sentei no banco do motorista. Existe solução pra esse medo?

Há quem não acredite que alguém possa ter medo de dirigir. Mas quem tem esse medo, sabe que só de pensar em se sentar no banco do motorista, surge uma aflição. Mas como tirar a carteira de motorista e fazer a 1ª habilitação com confiança? O primeiro passo para saber a razão daqueles calafrios, das pernas tremendo e daquela insegurança generalizada é saber que existem dois fatores bem distintos que geram o medo: o fator de conhecimento e o fator psicológico/somático. O fator do conhecimento é relacionado a dominar cognitivamente, estudar mesmo e praticar a parte "inteligente" do ato de dirigir. Enquanto que o fator psicológico é rebuscar quais fatores de sua infância implantaram em você esse medo.

Carteira de Motorista eu Tenho, mas o Medo Permanece

Tem gente que ainda não fez a 1ª habilitação porque tem medo de dirigir. E tem gente que fez a 1ª habilitação imaginando que assim perderia o medo, mas o medo não foi embora.

São dois casos diferentes: uma coisa é o medo por falta de "por a mão na massa". Outra coisa é o medo com origem de algum trauma.

Como perder o Medo de Dirigir então?

Para poder fazer a sua 1ª habilitação e poder dizer as pessoas, com segurança, "eu sei dirigir, eu tenho carteira de habilitação, eu tenho CNH...", você precisa começar pela parte "inteligente" e racional do processo de dirigir. Assim como no vestibular, comece sempre do mais fácil, pra avançar pro mais difícil. Pegue a sua habilitação para dirigir e dê uma volta no comecinho da manhã ou a noitinha, na quadra onde você mora, desde que seja uma quadra tranquila. Se o movimento propiciar, faça uma paradinha e outra, faça uma baliza, refaça a baliza de forma tranquila quantas vezes você perceber que for necessário e, lógicamente, procurando sempre se sentir a vontade. Repita por alguns dias.

O psicológico no medo de dirigir

O medo com origens psicológicas é real: normalmente é justificado por algum trauma ou por alguma situação de crítica frente a ações tomadas, na infância. Por exemplo, se a criança decidiu em um determinado momento fazer alguma coisa por decisão e conduta própria, como por exemplo subir numa árvore e, foi reprimida ou assustada exageradamente no ato, ela pode ter fixado um pequeno trauma que reflete frente a situações em que ela precisa "tomar a condução das coisas".

E obviamente que dirigir se encaixa nessa situação. Se for o caso, procure lembrar-se de algum momento assim e lembrando, procure dar conforto e compreenção a você mesma, no sentido de ficar consciente e sem ressentimentos. Isso poderá ajudar você a retomar a segurança em dirigir e, caso você ainda não tenha feito, até de fazer a sua 1ª habilitação.