As medidas precisas fazem parte da medição de aspectos qualitativos da fabricação de produtos. A precisão se refere a uma escala onde o equipamento medido não precisa ter uma medida exata, mas sim estar dentro de um padrão pré-estabelecido (por exemplo: paquímetro – entre 0,01 mm e 0,05). Esses padrões são estabelecidos no Brasil pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, com base na Metrologia Legal – normas técnicas para a medição, métodos e instrumentos utilizados.

Para tirar as medidas de equipamentos são necessários instrumentos profissionais de medição, tais como termômetros, balanças, hidrômetros e etc. Tais instrumentos precisam estar calibrados para que funcionem corretamente, pois a precisão é dada através de uma margem de medição. A calibração rbc, é um processo que enquadra os instrumentos nas normas técnicas adotadas pelo Inmetro. É feita por laboratórios acreditados pelo órgão fiscalizador, o que garante sua conformidade com os padrões, pois o modelo de qualidade é seguido à risca.

O estudo das medidas envolve todo um campo matemático e visa buscar a melhor forma de suprir essa necessidade desde os primórdios da sociedade civilizada. Com a evolução dos processos de importação e exportação as medidas precisaram se adequar ao mercado consumidor mundial, para isso o estudo das medidas passa novos critérios, como o SI – Sistema Internacional de Unidades, e as leis de qualidade.

Hoje, os processos de medição precisa são utilizados pelas áreas da saúde, comércio, indústria e até mesmo para a fiscalização estando presente no cotidiano, como é o caso do taxímetro. Um bom exemplo, aliás, de prejuízos ao consumidor do serviço no caso de não ser realizada a medida precisa da relação entre valor da corrida e quilômetros percorridos.

A calibração é parte importante do processo de medição, uma vez que é o primeiro passo para medir os aspectos que interfiram na qualidade de produtos e serviços de forma correta. Antes mesmo do método e do instrumento utilizado, pois todos deverão passar pela auditoria de um órgão especializado, no caso, como foi citado, o Inmetro.  Para as empresas que desejam aumentar sua atuação através da exportação, trabalhar com os processos de medida são a melhor forma de garantir os cumprimentos de leis de exportação, tais como a ISO 9000. Todos os processos que envolvem a garantia de qualidade de um produto precisam ser licenciados pelo Inmetro, sendo assim a calibração, os instrumentos utilizados, os métodos e unidades devem estar todos certificados.