O risco de quedas, incêndios, roubos e invasões são os mais comuns em prédios e por isso os moradores devem ficar atentos quando essas coisas podem ocorrer, entretanto é possível minimizar esses riscos. Os moradores podem instalar telas de proteção, câmeras de segurança, portas corta – fogo e outros mecanismos, contudo se tomarem pequenas medidas será possível diminuir as chances de acidentes e invasões, saiba mais.

Telas de proteção

Telas de proteçãoComo nem sempre estamos atentos ao que fazem as crianças, o ideal é a instalação de telas de proteção nas janelas, varandas, escadas e outros locais em que os pequenos tem acesso e onde é possível cair, causando acidentes. As telas são produzidas em polietileno e recebem ganchos de sustentação para ficarem bem presas e reduzem as chances de quedas principalmente para crianças, idosos e animais de estimação.

Portas corta fogo

Obrigatórias em prédios de mais de quatro andares, as portas corta fogo são grandes porta de metal que impedem que o fogo e a fumaça se espalhem. Elas começaram a ser usadas na década de 70 e juntamente com outros mecanismos como alarme e extintores podem ajudar as pessoas a saírem do prédio em caso de incêndio. O ideal é que as pessoas tomem ciência do risco e façam pequenas medidas para que não haja incêndios.

Guarita

Guarita

As guaritas são indispensáveis em alguns prédios, pois é lá que o porteiro pode verificar quem chega e sai do prédio com o auxílio de câmeras e interfone. Os porteiros devem sempre informar aos moradores quando há visitantes, além de não deixar que qualquer pessoa entre no prédio, principalmente quando o acesso não for permitido pelos moradores. Nas guaritas os porteiros ou vigias podem liberar o acesso e informar quando há visitas, bem como chamar a polícia em casos de suspeitas de invasão e roubo nas imediações e dependências dos prédios. É claro que grades, cercas elétricas e outras medidas de segurança auxiliam sua ação e podem ser muito importantes para a prevenção de crimes.

Treinamento de funcionários e moradores

É possível elaborar uma série de medidas que os funcionários e moradores podem seguir no cotidiano para minimizar o risco de roubos e invasões no prédio. Os moradores podem definir códigos de emergência para identificar situações de perigo. Podem ser gestos, luzes, palavras, dispositivos eletrônicos, enfim, quaisquer sinais que indiquem perigo. O síndico e os demais moradores podem se reunir periodicamente para discutir a segurança, analisando quais pontos podem ser melhorados para aumentar a segurança dentro do condomínio. Se possível crie uma comissão para discutir os problemas de segurança do bairro.

Vigilante

O síndico pode também criar informativos sobre as normas de segurança e é muito importante a participação de pelo menos um representante de cada apartamento, já que a eficiência do plano depende do coletivo. A segurança de todos depende do alerta dos moradores e seu comprometimento quando as medidas adotadas. Se possível, os moradores podem realizar pequenas simulações para determinar como os moradores podem se portar em situações de risco. Cada vez mais os bandidos estão se especializando e procurando deficiências nos mecanismos de segurança dos prédios, buscando a oportunidade para agir.