São Paulo é imensa e com isso há diversas opções de médicos ortopedistas espalhados por ela, mas como escolher o melhor de todos? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo!

Os ortopedistas em São Paulo são cada dia mais requisitados, considerando que essa metrópole possui uma alta incidência de problemas relacionados a ortopedia.

Outro fator importante a se considerar sobre essa profissão é que de acordo com uma pesquisa do Datafolha no ano de 2018, realizada com mais de 800 especialistas no assunto, a ortopedia é uma das áreas médicas mais atraentes em relação ao retorno financeiro em SP.

Por essas e outras questões que a ortopedia em SP tem relevância no mercado, no qual muitos profissionais investem suas carreiras nessa área, já que há uma boa procura por esse tipo de serviço.

Mas, diante de tantas opções de médicos ortopedistas e clínicas especializadas nessa área, como escolher um bom médico e tratamento? O que avaliar na hora de consultar um profissional desses em São Paulo?

É justamente para esclarecer essas e outras dúvidas para você que fizemos essa matéria, contendo as principais informações sobre a ortopedia em São Paulo. Vamos conferir?

Índice de conteúdo:

- Quando consultar um médico ortopedista?

- Fatores importantes na hora de escolher um ortopedista

- Melhores sugestões de ortopedistas em SP

 

- Quando consultar um médico ortopedista?

 

Milhares de brasileiros possuem problemas nas articulações, músculos, ossos e etc. e não procuram um médico especialista no assunto, sempre adiando a situação para depois.

Contudo, esse pode ser um erro fatal para a sua saúde e bem-estar, devido a que há diversas doenças e lesões que acabam se complicando com o passar dos anos justamente pela pessoa não ter procurado auxílio médico a tempo.

 Um caso bem comum é quanto aos problemas de coluna, no qual diariamente as pessoas costumam sentir dores desagradáveis (aproximadamente 20% da população sobre com isso), mas não marcam uma consulta médica, podendo agravar o problema, se tornando em muitos casos irreversível.

Ainda nessa perspectiva, cerca de 8 a cada 10 brasileiros sofre com dor na lombar, sendo uma das doenças ortopédicas que mais afastam trabalhadores de suas atividades laborais.

 Por isso, é de suma importância que você saiba quando consultar um ortopedista, não somente em casos eminentes, como em situações de distorções musculares e fraturas ósseas.

Mas, então quais os sinais de que você deve procurar a ajuda de um médico ortopedista? Veja a seguir alguns sintomas importantes de considerar:

  • Dores constantes nos músculos, ossos e articulações;
  • Cansaço excessivo;
  • Formigamento em qualquer região do sistema locomotor;
  • Rigidez nas articulações, especialmente no período da manhã;
  • Sensação de calor nas articulações (juntas entre os ossos);
  • Inchaços nas articulações;
  • Desigualdades em sua estrutura corporal.

Esses sintomas com certeza indicam que algo em seu corpo não anda funcionando corretamente, precisando então procurar a ajuda médica para realizar um diagnóstico preciso, para caso haja algum problema, tratar adequadamente e o quanto antes.

            Chegou a conclusão que está sentindo um ou mais sintomas listados e quer realizar a avaliação com um ortopedista para ficar tranquilo? Não sabe como escolher um bom profissional da área em meio a tantas opções? Então, veja a seguir alguns critérios a avaliar antes de marcar uma consulta!

 

- Fatores importantes na hora de escolher um ortopedista

 

Alguns critérios devem ser levados em conta na hora de escolher por um profissional ortopédico, uma vez que as patologias e problemas são oriundas de diversas razões, com consequências distintas, com reações características do paciente e etc.

Mas, de modo geral, no momento de procurar um ortopedista para tratar o seu problema, é fundamental avaliar os seguintes fatores:

  • Formação acadêmica e médica;
  • Participações em eventos e congressos sobre o assunto;
  • Artigos científicos publicados com relação a especialidade;
  • Tempo de experiência prática na ortopedia;
  • Número de cirurgias realizadas em pacientes;
  • Capacidade de formar o diagnóstico;
  • Sucessos obtidos com pacientes anteriores;
  • Entre outros fatores.

Essas credenciais farão toda a diferença para que você se decida pelo melhor ortopedista em São Paulo, pois lhe dará uma boa noção sobre o profissional, podendo escolher por um com excelência no que faz.

Além dos critérios acima, a famosa indicação é sempre um ponto muito positivo, pois pacientes satisfeitos com os resultados tendem a recomendar o profissional, ou seja, um péssimo ortopedista provavelmente não será recomendado.

Outro ponto interessante a considerar na hora de escolher um bom ortopedista em SP é a reputação do profissional frente a colegas de trabalho, por isso procure sempre questionar outros médicos sobre a conduta, experiência e competência do ortopedista escolhido.

Sabendo disso, com certeza você estará no caminho certo para acertar em cheio no melhor médico ortopedista presente nesse estado brasileiro.

Mas, lembre-se que mesmo dentro da ortopedia há várias subdivisões, nos quais há médicos especializados para cada problema, pois quanto mais domínio sobre o assunto o profissional tiver, mais poderá lhe ajudar a tratar o problema.

Então, chega de conversa e vamos conferir as melhores indicações em São Paulo? Veja a seguir a lista dos mais capacitados ortopedistas em SP!

 

- Melhores sugestões de ortopedistas em SP

 

É muito particular sugerir o melhor ortopedista em São Paulo ou até mesmo um grupo com os melhores, devido a que isso decorre de uma série de fatores a serem avaliados.

            Mas, para embasar as sugestões, a revista Veja São Paulo contou com a participação de 110 doutores universitários, clínicos e cirurgiões de SP, elegendo os melhores nomes de ortopedistas do mercado nessa região.

            Dessa consulta de profissionais, muitos especialistas foram citados praticamente por todos os profissionais da banca avaliadora, no qual na ortopedia o médico eleito como melhor de São Paulo foi o doutor Gilberto Luis Camanho, que já tratou diversos famosos, entre elas a antiga jogadora de vôlei Ana Moser da seleção brasileira.

            Assim, cabe salientar que Gilberto Camanho é especialista em joelhos, que é uma das articulações mais complexas do corpo humano, além de que foi um dos médicos introdutores na técnica de artroscopia, reparo de ligamentos e correção de lesões da cartilagem e do menisco via câmera de TV.

Outra boa indicação para colocar na sua lista é quanto ao Hospital alemão Oswaldo Cruz, que segundo pesquisas da Datafolha foi reconhecido como sendo uma das melhores referencias e time de profissionais na área da traumato-ortopedia.

Destaca-se que o hospital atualmente conta com todas as subespecialidades da ortopedia, podendo assim realizar procedimentos de grande porte e até mesmo o minimamente evasivos.

Portanto, agora você já tem uma noção sobre o que é a ortopedia e como ela funciona em São Paulo, tendo informações suficientes para escolher o melhor profissional da área.

E lembre-se que na hora de procurar um médico ortopedista é sempre bom escolher um ortopedista especializado no seu problema, pois assim terá mais embasamento para lhe tratar.