REFLEXÕES DA ACUPUNTURA SISTÊMICA 

NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

 

Resumo

 

Contextualização: A depressão é denominada de transtorno depressivo maior (TDM), sendo considerada uma das mais graves doenças entre todas as enfermidades médicas. A acupuntura é uma antiga forma de terapia que tem por base a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Objetivo: Compilar, os resultados de pesquisas científicas da eficácia da acupuntura no tratamento da depressão. Metodologia: A realização deste estudo foi elaborada a partir de uma pesquisa de revisão da literatura com busca em sites como o Scielo; foram utilizadas as seguintes palavras descritoras: depressão, acupuntura, transtornos afetivos.  No total foram utilizados 30 artigos, para este trabalho, desses 9 compuseram o quadro de resultados, na seleção foram descartados os artigos de revisão de literatura e priorizando os mais atuais e que se referiam a depressão e transtornos afetivos.  Resultados: Após análise dos estudos, observou-se que seus resultados sugerem que a acupuntura auxilia no tratamento da depressão quando tratado corretamente. No entanto para a eficácia do tratamento, ainda há a necessidade de haver maiores estudos. Conclusão: evidenciou também diferentes aspectos do transtorno afetivo, necessitando haver, dedicação do profissional para avaliar a escolha e tipo de tratamento a ser realizado através da MTC.

 

Palavras chave: Tratamento. Medicina Tradicional Chinesa. Transtorno depressivo.  


Introdução

A técnica mais conhecida da medicina tradicional chinesa é a acupuntura. A Acupuntura é uma forma de tratamento ao qual não acarreta efeitos colaterais nocivos, independente da patologia, o tratamento se dá por estímulos através da pele, com inserção de agulhas em pontos específicos, denominados ecopontos. Os estímulos realizados nesses pontos agem sobre as terminações nervosas livres existentes, alterando o potencial da membrana celular, desencadeando o potencial de ação e a condução de estimulo nervoso. A ideia existente na prática da acupuntura é que para cada órgão, víscera ou receptáculo do nosso corpo existe uma zona da pele correspondente, ou seja, cada região especifica da pele (exterior) se comunica com uma região interior. Para Carneiro (2018, p. 4): “a Acupuntura permanece despertando cada vez mais interesse reforçado pelas demonstrações dos seus efeitos terapêuticos e pelas suas importantes contribuições para ampliação dos horizontes da biologia e da medicina”.  

Para Onetta (2015) a acupuntura é uma antiga forma de terapia que tem por base a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Seus primeiros registros datam entre 500-300 a.C no livro Huand gi Neijing, o clássico que resume a experiência e conhecimento teórico médico chinês adquiridos até então. Alguns autores preferem reservar o termo “acupuntura” apenas para a técnica com agulhas. Neste caso se tem utilizado para os estímulos não-invasivos a acupressão, moxabustão, auriculoterapia, eletroacupuntura, entre outros. 

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS) a depressão afeta 121 milhões de pessoas em todo o mundo. A depressão pode ser classificada em três tipos: depressão maior, disritmia e transtorno bipolar e 350 milhões de pessoas são afetadas pela depressão no mundo todo (ONETTA, 2015). 

Segundo já considerado a depressão pode ter várias origens cientificamente podendo ser vista como um distúrbio químico causado pela diminuição dos neurotransmissores, principalmente serotoninérgica, noradrenérgica edopaminérgica mas, podendo também originar-se por situações emocionais.  

Segundo Astin (2015) a eficácia terapêutica da acupuntura no tratamento de transtornos mentais está tornando-se mais conhecida no Ocidente. Depressão em si é uma das 10 indicações mais frequentes para o uso da medicina de complementar alternativa. De acordo com estes autores, a manipulação de agulhas de acupuntura modula a atividade do sistema límbico e estruturas subcorticais causando a sensação de bem-estar no paciente. Assim a acupuntura se apresenta eficiente no tratamento de pacientes com depressão.

Nas últimas décadas a Medicina Tradicional Chinesa vem sendo muito utilizada no mundo ocidental, pois apresenta muitas vantagens para a saúde do indivíduo (VECTORE,2015). Diante disto, o presente estudo justifica-se por demonstrar benefícios da fisioterapia para o tratamento da depressão com pontos específicos de acupuntura. Neste contexto, a acupuntura representa um grupo de ações de suporte, importante para o sucesso do tratamento de pacientes com depressão.

A acupuntura pode ser uma opção eficaz na proposta terapêutica da depressão, regularizando os níveis cerebrais do fator neurotrófico derivado do cérebro, no qual se apresenta diminuídos em pacientes deprimidos, e ainda sendo uma terapia que não gera reações nocivas ao paciente. Assim sendo, é percebido que a acupuntura é uma opção de tratamento para a depressão (VECTORE,2015).

Dessa forma o objetivo de o estudo compilar, os resultados de pesquisas científicas da eficácia da acupuntura no tratamento da depressão.