Mediações  Necessárias.

Reinaldo Matias Fleuri.

O seu livro é uma grande síntese. Epistemológica.

  Aborda a questão do multiculturalismo.

E a educação intercultural.

 Na escola como projeto  pedagógico.

Também na perspectiva dos movimentos. Sociais.

Objetivo da obra.

Buscas os fundamentos para uma proposta.

Para construção de práticas educativas.

Para diversos grupos  socioculturais.

Com a finalidade da convivência. Criativamente.

Por outro lado, a relação harmônica.

 E equânime.

O tema relaciona com a educação intercultural.

Vinculado ao mecanismo de globalização.

Acirramentos bélicos, terrorismo.

 Crises institucionais.

Políticas jurídicas.

A necessidade da unidade humana.

A partir de um contexto de diversidade.

A globalização tenta homogeneizar.

 As diversidades culturais.

Culturas tidas como inferiores desprovidas.

De racionalidades.

A questão de grupos marginalizados.

Na defesa pela sobrevivência física.

As relações culturais são inseridas.

  Em uma complexa e fluida lógica.

 De relações sociais do poder.

 Político e econômico.

Culturas são singulares.

 Com semânticos e léxicos.

Centradas em práticas educativas.

Na multiculturalidade e interculturalidade.

Sendo problematizadas e estudas.

 Em diferentes perspectivas teóricas.

A questão fundamental a ser entendida.

O fundamento intercultural.

 Nos fundamentos.

Pedagógicos educativos.

Os significados para os grupos mediativos.

Compreendidos como reconhecimento.

Em um mesmo território.

 Com diferentes culturas.

Conexões culturais em meio a conflitos.

Resultados de práticas multiculturais.

E interculturais.

O multiculturalismo e a educação.

 Intercultural.

São vertentes históricas.

 Hoje impregnadas.

Nos processos pedagógicos da educação.

O multiculturalismo surgiu das lutas.

 Dos negros.

Nos Estados Unidos contra o racismo.

Norte americano.

A pluralidade de culturas.

O aumento do fluxo migratório.

As lutas dos diversos povos.

John Dewey a respeito da Democracia.

E da educação.

O equilíbrio das forças diferentes.

Para garantir projetos comuns.

Nos Estados Unidos a ideia difundida.

Que culturas inferiores seriam incorporadas.

Por culturas superiores.

Dando origem a prática de uma cultura.

De assimilação.

Dewey e Spencer entendiam a escola.

Como instrumento de unificação cultural.

Na acepção metodológica nasceu a concepção.

Do multiculturalismo pluralista e particularista.

Sendo que a primeira incorpora.

 A cultura comum.

A segunda como se a cultura tivesse um DNA.

Fosse algo inteiramente racial a memória.

 De Genes.

A cultura americana é eurocêntrica.

Hostil às culturas de procedências.

De outras etnias.

Sendo, portanto o multiculturalismo.

Resultados de várias concepções.

Provocando impactos nas culturas oficiais.

Dos Estados políticos.

Então, o multiculturalismo  fenômeno.

 De um mesmo país.

Resultados de várias concepções.

  Em  evidentes lutas políticas.

O interculturalismo a intervenção política.

Diante das diferentes culturas em ênfase.

Suas inter-relações.

A interculturalidade.

 Deve  ser compreendida.

Como elemento agregador dos conteúdos.

 Tradicionais.

O que não pode é o professor desenvolver.

O mecanismo como processo ilusório.

 Ou seja.

Dando a pedagogia um tratamento.

 De igualdade.

Quando a ideologia é da desigualdade.

A interculturalidade é entendida.

 Em três modelos básicos.

Os quais serão entendidos.

O modelo tecnológico positivista, quando.

A educação é entendida.

 Como compensação.

Como caminhos epistemológicos.

Para compensar déficits.

  De culturas inferiores.

As minorias competem perder.

 Suas referências

Ao modelo de aculturação.

Desenvolvendo o mecanismo.

 Da inculturalidade.

O paradigma do determinismo tecnológico.

Do darwinismo  metodológico.

O segundo modelo hermenêutico.

 Interpretativo.

Fundamenta na cooperação intercultural.

Como meios de reduzir preconceitos.

 E discriminações.

Com maior conhecimento.

 Da  realidade social.

Como também os aspectos multiculturais.

Por parte de professores e alunos.

Mudam as relações interpessoais.

Mas as condições reais da vida não são.

 Problematizados.

Modelo crítico ou sociopolítico.

Centra-se nas possibilidades de modificar.

As condições sociais e políticas.

Atingindo profundamente.

 Questões ideológicas

Esse modelo tem como finalidade.

O reconhecimento das diferenças.

 Na igualdade.

Não considera uma cultura superiora.

 A outra.

Apenas diferentes.

O componente curricular pedagógico.

Evita propostas reducionistas.

 Ou exclusivistas.

Valoriza as diferenças culturais.

Como mecanismo enriquecedor de trocas.

A questão intercultural.

 Na escola e na sociedade.

O que é o multiculturalismo  conservador.

Percebe etnias diferentes da branca.

Com bagagem cultural inferior.

Propõe a criação de uma cultura comum.

Os grupos étnicos minoritários.

Acrescidos a cultura dominante.

O que é o multiculturalismo humanista.

 Liberal.

Defende a igualdade e oportunidades.

 Para todos.

Para competirem na sociedade capitalista.

Sem mudança no próprio modo produtivo.

A terceira tendência.

 O Multiculturalismo liberal de esquerda.

Enfatiza a diferença cultural e a igualdade.

Entre os diversos povos.

Ignorando que as diferenças são situadas.

Historicamente e culturalmente.

Por fim o multiculturalismo crítico.

 De resistência.  

Propõe a construção de uma sociedade.

 Democrática.

Com visão crítica e com justiça social.

Entende as diferenças como produto.

Essencialmente histórico.

Entende a questão das diferenças.

Como produto de lutas amplas de classes.

Por último entra na classificação.

 Dos  termos.

 Técnicos multiculturais.

Assimilacionista: fundamenta-se na teoria.

Das proposições culturais de déficits. 

Perspectiva de saída igualar as condições.

 Da educação para alunos de culturas.

Distintas.

Diferenças culturais: a valorização.

 Das diferentes culturas com a finalidade.

De todos viverem harmoniosamente.

Em uma sociedade multiétnica.

Pluralismo cultural:  a escola deve preservar.

A diversidade cultural.

 Rechaçando  as teorias.

Assimilacionista e as práticas.

 De  aculturação.

Educação bicultural: descarta as visões.

Assimilacionistas em defesa.

 Da  cultura nativa.

Sendo a cultura majoritária.

 Uma segunda opção.  

Defende as igualdades oferecidas.

 Pelo  Estado para  todos.

Transformação social: a educação é vista.

 Como processo de transformação social.

 Preocupada com o desenvolvimento.

 Da  consciência crítica .

 Da  estrutura social.

Em defesa de todos.

Educação não racista: é uma ideologia. Radical.

Fundamentada na teoria do marxismo.

Desenvolve uma análise de classe.

Com objetivo.

Da eliminação.

 Das discriminações institucionais.

Entende a escola como espaço para.

O desenvolvimento das ações políticas.

 Na mudança da sociedade.

A educação multicultural pode ser definida.

Como processo onde  as pessoas desenvolvem.

Competências múltiplas nos sistemas.

De percepção em diversas culturas.

Que não volte para grupos minoritários.

Que leve em consideração o conjunto.

Da sociedade política e do Estado.

O grande desafio como prática escolar.

É a ruptura que deve ser provocada.

Na transmissão da cultura dominante.

Como se a mesma fosse objetivamente.

Correta.

Edjar Dias de Vasconcelos.