Desnorteamento

Uma grande cantora e compositora diz que “sábios não ensinam mais”, mas uma coisa é certa: homens e doutrinas, seus dogmas e fantasias, ideologias e máximas (políticas, religiosas, militares, mercadológicas, econômicas...), tornando muitos em aficionados ou "neuróticos", causaram dores e dessabores, destruição e desesperos a incontáveis, de forma que o passar do tempo provou que as vítimas destas coisas estavam certas e foram injustiçadas. Afinal de contas até mesmo papas – pai dos pais, ou ministro de “Deus” na face da Terra, como ensinaram os clérigos – recaíram em erros horrendos; e outros papas, mais dignos e honestos, tiveram que se retratarem pelos horrores e "infernos" (dessabores) causados aos perseguidos e arruinados por seus antecessores.

Sabores

É inegável que  os gozos ou deleites proporcionados pelo sexo – coito – é um dos manjares e maravilhas deste mundo sensível, mais desejável do que tantas outras delícias e doçuras existentes, contudo aqueles que dele não souberem desfrutar – nos encontros eróticos – podem ter do que lamentar, ou se reclamar, pois, semelhante ao mel ou ao sal, ele também pode trazer dessabores, ou consequências, com o passar do tempo.

Escoralho

Os mais opulentos (com as merecidas ressalvas, certamente) adjetivam os mais empobrecidos e famintos de escórias, enquanto que os mais letrados e de melhor caráter ou qualidades, também, chamam aos mais ricos - quando avarentos e exploradores - da mesma coisa ; do mesmo modo os cidadãos intitulam aos marginais – aqueles que estão à margem das leis (seja o assaltante que está cumprindo pena na penitenciária, seja o político que está legislando de forma injusta e em causa própria, ou desviando a merenda escolar e o dinheiro público, por exemplo) – de escórias, enquanto que os governantes – com as devidas exceções – da mesma forma chamam aos governados de refugos. Desta forma, o que se percebe é que existem vários tipos ou formas de escórias; ainda que o fato de um ser humano ser pobre ou explorado economicamente não signifique que ele seja uma escoalha social, já que um homem pode possuir várias qualidades ou bens que o dinheiro não pode alcançar, ou comprar, assim como os mais ricos também podem ser possuidores de grandes qualidades.

Convicção

Infelizmente, a pobreza, ou a miséria (que é a pobreza extremada), o desespero – pelo temor dos abismos deste mundo – e a insensatez (ou falta de observação e percepção adequadas) levam os homens a acreditarem em tudo, inclusive em deuses – das mais diversas crenças – que nunca existiram e em salvadores que nunca puderam ou salvaram; como tantos que aparecem em épocas de campanhas políticas.

Corrupções

Uns são corrompidos pelas músicas modernas – dos mais diversos ritmos e das piores letras – produzidas nos fundos dos quintais; outros deteriorados pelas ações e exemplos dos seus políticos ou governantes; mais alguns se corrompem (ou declinam) pelas imagens das telinhas (TV); outros mais vão se corrompendo – em suas qualidades e caráter – através destas ou daquelas redes sociais; outros a cada dia se corrompe pelo exercício dos poderes, que pode ser na administração pública, ou pode ser nos templos mais suntuosos. Desta forma restando, quiçá, poucas coisas e lugares que possam transformar e melhorar as sociedades tão entranhadas de corrupção, com a devida exceção.

Ensinamentos

Um dos grandes filósofos da Antiguidade, aproximadamente quinhentos anos antes do cristianismo (cinco séculos), já refutava e criticava, severamente, Hesíodo e Homero, por promoverem ensinamentos e disseminarem fantasias, ignominias e asneiras sobre os deuses, os heróis e os demônios, pois tudo não passava de ideação (imaginação) de cada um destes poetas. Milhares de anos se passaram de Homero até os dias de hoje e muitas coisas não melhoraram, pois, atualmente, o que este fazia na poesia estão fazendo na política, na economia, na teologia, na comunicação, na religião, no consumo...

Controvérsias

Os homens estão evoluindo na ciência, na informática, na robótica e na eletrônica etc., contudo, cada vez mais, em parte, regredindo ou não evoluindo na dignidade, na honestidade, na honra, enfim, em qualidades que deveriam também se multiplicar ou se replicar no processo de busca pelo desenvolvimento da história da humanidade. Isto, fatalmente, é danoso e um contrassenso.

Preceitos

Não se sabe quais das doutrinas são piores, conforme a civilização: as políticas, as militares, as de consumo ou as da religião; dentre outras. Muito embora as sociedades e as cidades necessitem das doutrinas políticas, já quê, o povo, por não saber desempenhar um governo doméstico, recai na necessidade – às vezes perniciosa – de um governo político.

Ocupação rentável

Muitos, ainda que com seus títulos e diplomas de formação nisto ou naquilo outro, em determinadas sociedades, não conseguem uma aprovação em um valoroso concurso público (promotor, procurador da República, juiz, delegado, fiscal de rendas, auditor do trabalho, defensor público federal, professor universitário etc. etc.), restando-lhes a política como opção de chegar a um cargo público, ganhar fácil, acumular riquezas e, quiçá, trabalhar pouco, ou pouquíssimo, uma vez que a República é, ou significa – dentre outras coisas – um imenso cabide de empregos, para os detentores de cargos eletivos e seus assemelhados.

Significados e Confusões

Uns confundiram Justiça com vingança, achando que eram, ou são, a mesma coisa, da mesma forma que muitos confundiram violência com força e força com disposição; outros fizeram confusão entre amor, sexo, desejo e romantismo; tantos outros ficaram confusos sobre os termos cidadão, contribuinte, patriota e eleitor, assim como muitos não sabem distinguir o significado de cristianismo, catolicismo, protestantismo e evangelho; do mesmo modo como incontáveis confundem seu nome com o que ele é e quem ele é.

Empenho mental

Vários dedicaram sua mente e parte do seu tempo ao futebol; outros empregaram sua mente e uma parte do tempo de suas vidas ao consumo (mesmo aquele que é desnecessário), enquanto muitos outros trataram de dedicar sua mente, ou sua essência, e uma grande parte do seu tempo precioso, as tantas telenovelas; mais alguns empenharam sua mente, e seu bom ânimo, em se ocupar das vidas de famosos, enquanto muitos outros seres humanos empenharam sua mente e seu tempo disponível com as suas religiões (ou convicções) e mais alguns também trataram de dedicar sua mente, incessantemente, a tantas tecnologias (irrelevantes) e maquinarias (desnecessárias), de forma que todos eles, tiveram suas liberdades reduzidas; ou bastante prejudicadas.