A população brasileira vive um grande problema na instabilidade de encostas, gerando em si grandes acidentes, colocando vidas em risco. Épocas chuvosas com elevados índices pluviométricos, têm se tornado verdadeiros tormentos, nesse período são quando as encostas ficam mais suscetíveis a escorregamentos, devido ao aumento do excesso de poro-pressão que reduz a resistência do solo ao cisalhamento. Todos reconhecem que as chuvas são a principal causa dos deslizamentos, mas poucos sabem que as chuvas apenas provocam os deslizamentos se existirem agentes que influenciam nos maciços dos taludes.
Com a ocupação humana desordenada a realização de obras em áreas de risco tem se tornado cada vez mais intensas, o que torna o problema da estabilidade de taludes e obras de contenção cada dia mais importante de ser divulgado e conscientizado pela população. A execução de cortes nos maciços pode condicionar movimentos de massa ou, mais especificamente, escorregamento de taludes, desde que as tensões cisalhantes ultrapassem a resistência ao cisalhamento dos materiais, ao longo de determinadas superfícies de ruptura. Naturalmente os taludes provenientes da má execução de aterros pode também levar ao movimento de massas de solos.

Introdução

Um deslizamento pode ser entendido como um fenômeno geológico ligado à condições climáticas, entre os tipos básicos de deslizamentos, um dos mais recorrentes são os Escorregamentos de terra, tal ação pode ser definida como o movimento de uma massa de solo ou rocha, em declives, a qual acontece sobre superfícies em ruptura e também em zonas com intensa deformação por cisalhamento. Diversos países são afetados diariamente em decorrência dos deslizamentos, tal fenômeno tem ocorrido com maior incidência devida principalmente às chuvas intensas que acometem essas regiões. Tais escorregamentos trazem diversos riscos e prejuízos, principalmente à vida de animais e pessoas. Por diversas localidades ocorreram tragédias imensuráveis devidos tais condições, no Brasil, a maior delas foi em 2011, na região serrana do Rio de Janeiro, onde houve muitas mortes. Dentro desse contexto, quais as ações necessárias para prevenir os escorregamentos de terra? Partindo - se da premissa de que as principais causas dos escorregamentos de terra estão quanto ao excesso de água que reduz a resistência estrutural do maciço terroso, juntamente com outros fatores como uso e ocupação do solo e declive da encosta, o objetivo deste trabalho será analisar os escorregamentos de terra em virtude da chuva e demonstrar ações preventivas. Nesse contexto, os objetivos específicos determinarão definir os tipos de escorregamentos suas causas, ademais, as melhores formas para evitar tais escorregamentos e sua previsibilidade. Conhecer melhor a causa de um deslizamento, se torna importante para a previsão e melhor combate a esse risco, é um conhecimento que interessa em muito engenheiros civis, além de pessoas leigas, que fazem a má ocupação do solo, em locais com risco de escorregamento, ao adquirir o conhecimento do conteúdo abordado poderão observar sinais simples de que aquela área pode sofrer danos e conhecer as condições da região em que vivem, com respaldo em (Highland e Bobrowsky, 2008) na qual afirmam que pessoas afetadas por deslizamentos devem adquirir maior conhecimento sobre as condições peculiares de sua vizinhança e comunidade.