Hoje, a humanidade está atolada em um enredo de problemas, sem perspectiva de saída. Até porque seus doutos religiosos ou instrutores de guia que deveriam estar no caminho da maturidade espiritual, a maioria, estão apegados a afazeres mundanos e confundem a missão com uma carreira. Eles, com certeza, são incapazes de direcionar e guiar às massas em uma caminhada nas veredas místicas de espiritualidade e, não teriam condição de salvar o povo preso nas emboscadas das “ambições provisórios" do mundo, embora este seja a sua missão mais sagrada. De fato, os aprendizes acabam, ser uma réplica dos mestres, se tornando pessoas vazias que falam da espiritualidade e Deus, sem, no entanto, emanar as fragrâncias da pureza de uma alma evoluída.

A situação atual do mundo mostra claramente a necessidade de uma maturidade – a maturidade espiritual, para que as pessoas possam compreender motivos de seus problemas e ter clareza sobre os meios da solução, sem incorrer em desordem e conflitos.

O mentor espiritual, ou guia, deve inicialmente despertar no coração de seus aprendizes a vontade de se conectar com o Criador, para se purificar das mentiras e desapegar das fantasias do mundo. É necessário o aprendiz se conectar a Deus, e refletir sobre sua existência. Esse exercício deve ser constante, para que um dia ele possa sacrificar suas vãs fantasias, para enxergar algo além das armadilhas da vida passageira. Assim, poderia iniciar sua jornada longa e constante nas trilhas da espiritualidade.

Outra condição para prosseguir nessa jornada é a não-imitação de hábitos consagrados na sociedade, impostos pelo marketing comercial e, não ceder à sedução do consumismo. Ao contrário, o aprendiz deve assimilar hábitos delicados, simples e inéditos, mais sustentáveis, longe de apelos comerciais e meios de comunicação, de modo que a carga pesada da vida se torne mais leve para ser carregada.

A jornada da maturidade espiritual é a etapa mais importante a ser trilhada, porque dá sentido à vida de cada pessoa, então, na proporção de ingresso de mais pessoas, a sociedade se direcionará para um progresso coletivo.

Felora Daliri Sherafat