UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL

PROFESSOR Me. Ciro José Toaldo

Mato Grosso do Sul: História e Historiografia

A disciplina Mato Grosso do Sul: História e Historiografia, ministrada pelo Professor Doutor Paulo Roberto Cimó Queiroz, no primeiro semestre de 2001, na qual o mestrando obteve o conceito “A” e a carga horária foi de 90 h/ª e com duração de 12 semanas, permitiu a discussão do processo de configuração das sociedades correspondente à unidade político-administrativa tradicionalmente conhecida como Mato Grosso, tomando em conta diferentes formulações historiográficas e abrangendo os antecedentes indígenas e colônias, o processo de ocupação pastoril, a Guerra com o Paraguai e seus efeitos sobre as articulações econômicas da região e no século XX, o coronelismo, as políticas territoriais e os rumos da expansão econômica e das transformações políticas.

Dentro deste contexto histórico,  a disciplina também enfocou os aspectos referentes ao espaço correspondente ao atual Estado de Mato Grosso do Sul, dentro da abordagem da problemática da história regional.

Os conteúdos da disciplina foram divididos em duas partes: Iª - Panorama da História Mato-Grossense e Sul-Mato-Grossense (até a Guerra com o Paraguai) – subdivididos em 4 itens: 1. Índios e europeus: o espaço Mato-Grossense no período anterior à mineração (com base no livro O Extremo Oeste de Sérgio B. de Holanda); 2. As Novas realidades criadas pela exploração aurífera (com base no livro Monções de Sérgio B. de Holanda); 3. O Sul de Mato Grosso e a Pecuária (base o livro Mato Grosso de Virgílio Corrêa Filho); 4. A Guerra do Paraguai: Segunda visão (base no livro de Francisco Doratioto).

IIª Parte - Mato Grosso e Mato Grosso do Sul: Tópicos de História e Historiografia (depois de 1870) – subdivididos em seis itens: 1. História e região (base no livro A história Regional em questão de Valmir B. Corrêa); 2. Historiografia e identidade: o conservadorismo e sua crítica (base na Tese de Doutorado Conciliação e Identidade de Osvaldo Zorzato); 3. O modelo interpretativo proposto por Alves (base no livro Mato Grosso e a História : 1870-1929 de Gilberto L. Alves); 4. A estrada de Ferro Noroeste do Brasil e seu significado (base no livro As Curvas do trem e os meandros do poder de Paulo R. Cimó Queiroz); 5. A Exploração Ervateira e o Papel da Companhia Matte-Larangeira (com base no livro À Sombra dos hervaes mattogrossenses de Virgílio C. Filho); 6. Historiografia e Identidade: A Querela do Divisionismo (base na Tese de Doutorado Mato Grosso do Sul’ de Marisa Bittar).    

As questões abordadas na sexta temática da segunda parte da disciplina, dentro da temática Historiografia e Identidade, trouxeram elementos  importantes, possibilitando maior compreensão e reflexão dos atos políticos dos governadores sul-mato-grossenses e seus efeitos junto à categoria do magistério público da rede estadual, objeto central da pesquisa proposta pelo mestrando. O estudo da Tese de Doutorado da professora Marisa Bittar: Mato Grosso do Sul: Do Estado Sonhado ao Estado Construído (1892-1997), foi uma fonte que demonstrou a manutenção do poder político,  privilégio de um pequeno grupo, detentor da hegemonia política, em Mato Grosso do Sul, impulsionam as  mobilizações do magistério público da rede estadual de ensino. Estas  prerrogativas são aprofundadas na pesquisa proposta pelo mestrando. 

O magistério público matogrossulense deve ser levado a refletir a respeito de suas lutas, frustrações, erros e acertos, conscientizando-se, que a luta não pode ser interrompida. Espera-se que a pesquisa acerca do Novo Sindicalismo e a mobilização do Magistério, proposta pelo mestrando,  possa contribuir com o revigoramento da força e garra na continuidade de obter-se  melhores condições de salário e trabalho da categoria.  

A gama de historiadores de Mato Grosso do Sul, estudiosos e analistas da trajetória: social, econômica e política do Estado, não devem ficar no esquecimento, como nos demonstrou o estudo da disciplina Mato Grosso do Sul: História e Historiografia. Janaína Amado, Valmir Corrêa, Osvaldo Zorzato, Lylia Galetti, Paulo Roberto Cimó Queiroz, Virgílio Corrêa Filho, Lúcia Salsa Corrêa, Francisco Doratioto, Gilmar Arruda, Marisa Bittar, Wilson Valentim Biasotto, Laerte Tetila, Maria Dilnéia E. Fernandes e tantos outros nomes ligados à historiografia de nosso Estado devem ser lembrados pelos mestrandos em História da UFMS na produção de suas dissertações.

Outro dado importante lembrado na disciplina pelo Professor Paulo R. C. Queiroz foi a respeito da preservação e divulgação da produção acadêmica, com esta finalidade, no Centro Universitário de Dourados, existe o Centro de Documentação, importante acervo, onde os pesquisadores tem a oportunidade de aprofundar os conhecimentos de História e especificamente da História de  Mato Grosso do Sul. Oxalá, todas as instituições que ministram o Ensino Superior tivessem seu Centro de Documentação.