A polémica sobre o enredo do carnaval 2013 da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro temum novo desdobramento. Agora, uma das fantasias foi modificada depois da repercussão que teve entre os foliões. Tratava-se de uma máscara da fantasia "Quem vê cara não vê coração", que teria o rosto do ex-ministro José Dirceu como personagem, além de outros políticos e celebridades. O carnaval carioca é conhecido por levar críticas políticas a Marques de Sapucaí, mas a escola garante que essa não era a intenção e por isso resolveram modificar a fantasia.

Fantasia em site iniciou a polêmica

De acordo com informações publicadas no jornal O Estado de S. Paulo, além da máscara, a fantasia inclui um terno e uma faixa nas cores verde e amarela, fazendo aluzão a faixa presidencial.

A repercussão se iniciou quando a escola disponibilizou a fantasia em seu site pra ser comercializada. Os foliões passaram a enxergar a fantasia como crítica exclusiva aos condenados pelo mensalão.

Ideia era referenciar o carnaval carioca de rua

Devido ao grande número de reclamações, a direção do Salgueiro decidiu modificar a máscara, que agora terá o Coringa, vilão e inimigo do super-herói Batman, com o mesmo complemento (terno e faixa).

"Nossa intenção não era causar polêmica. A ala não teria só máscaras do José Dirceu, mas também de outros políticos e de gente famosa em outras áreas. Era uma referência ao carnaval de rua, onde é comum encontrar gente fantasiada. Mas as pessoas começaram a interpretar como uma crítica política, e então decidimos mudar", explicou o diretor de carnaval do Salgueiro, Anderson Abreu.