O Oxford Business Group (OBG), um dos mais impoirtante Escritórios de pesquisa e consultoria de  Britânica  revelou nesta semana as boas perspectivas para Marrocos. Este Escritório britânico informou que este final da década será promissor para o Reino. Em seu último relatório sobre o Reino, o Oxford Business Group sublinhou que Marrocos está em uma posição de força, baseada em uma reputação de estabilidade e de abertura, além de uma posição geográfica estratégica. 

Ao longo de sua análise,  o relatório de pesquisa do Reino Unido se concentrou sobre os setores-chave. Citando entre outros a indústria e o turismo, pólos com visões estratégicas que consolidam a economia marroquina e fortalecem a  influência de Marrocos em escala regional e internacional. 

"As reformas empreendidas pelo Marrocos devem impulsionar sua indústria transformadora, aumentando a liquidez e o desenvolvimento econômico a longo prazo.

Apesar de alguns desafios. o Marrocos continua a progressar na região, motivo o acesso ao financiamento e a consolidação das cadeias de abastecimento locais, o que contribui para o desenvolvimento social e o crescimento econômico ", revelou o Editor em chefe da OBG, Oliver Cornock. Por seu lado, Jaime Pérez-Seoane, diretor editorial da OBG para o norte da África, ele considerou ainda que um dos grandes sucessos da economia marroquina reside na busca simultânea do seu envolvimento interno e a conquista de suas ambições regionais. 

A este efeito, o OBG entrevistou os grandes atores do cenário econômico e político marroquino, com os quais compartilhou a leitura sobre a conjuntura atual e a visão sobre a nova década que se anuncia..

Os estrevistados pelo escritório británico entre outros; Mohamed Boussaid, Abdellatif Jouahri e Ahmed Lahlimi, importantes atores do cenário político e econômico de Marrocos, além do Saad Eddine El Othmani, chefe do governo. 

A este respeito, o chefe do governo confirmou para o Oxford Business Group que "o caminho para a prosperidade foi bem traçado para os próximos anos e as prioridades econômicas e fiscais foram bem definidas". 

O Sr. Othmani enumerou a este respeito as aspirações de seu governo, tendo em vista, entre outros objetivos, alcançar um crescimento econômico sustentado de 5% entre 2018 e 2021,  uma redução do desemprego para menos de 8,5%, e um déficit orçamentário de 3%. 

O relatório, por fim, tratou da transformação urbana e econômica da região de Tangier-Tetouan-Al Hoceima. Um capítulo especial tem sido dedicado a esta região de Marrocos, cuja Tânger é a capital. Esta cidade distrital é, atualmente, o destino emblemático dos investidores. Conforme informado pelo OBG, o Tânger é o centro da indústria automobilística marroquina, as instalações portuárias de Tânger-Med tornam-no um centro único entre a África e a Europa. Lembrando que o relatório do Oxford Business Group para Marrocos foi produzido em parceria com a Agência Marroquina de Investimento e Desenvolvimento de Exportações (AMDIE), CFG Bank, KPMG Marrocos, Naciri e Associados, bem como a Câmara de Comércio dos Estados Undios.

Lahcen EL MOUTAQI