As redes de prostituição envolvendo marroquinos são cada vez mais espalhado  pelo mundo. Apesar dos esforços da polícia, o desmantelamento deste tipo de rede torna-se muito difícil.

Marrocos é o assunto há algum tempo de vários relatos contundentes sobre o tráfico humano. Dos relatórios cujas conclusões são menos préoccupantes, para não dizer o mínimo que os jornais destacaram sexta-feira, 23 de agosto 2013.

Os diários árabes retomam o assunto sobre o novo caso de proxenetismo (cafetão ), envolvendo personalidade famosa, desta  vez um ministro de um  país do Golfo.

Difundindo as revelações "sensacionais" da arrestação de um cafetão que trabalha ao serviço de um alto dirigente apelidado de "alteza" Assabah, acrescentando que as autoridades descobriram uma série de objetos de valor dentro do veículo do acusado . Além de um relógios de grande marca, roupa sedutora, telefone nova geração, tudo isso não passa de ninharias face a muitos outros presentes  com grande valor apresentado.

Por exemplo, o ministro em questão, teria oferecido a pessoa um  Mercedes 4Matic.

Dinheiro, dinheiro, dinheiro!

Segundo a fonte do jornal, a implicação seria imediatamente após sua denuncia, tendo desligado o telefone para evitar a polícia de confundir seus cúmplices ou, neste caso, o dito ministro árabe, as prostitutas trabalham para sua conta, e os motoristas que as acompanham através os belos bairros de Rabat. Durante esta  investigação,

a polícia descobriu, porém, que a jovem que havia sido preso há alguns meses, tinha o hábito de organizar noites privadas nas quais se pagam milhares de DH.

Muito rico, o cafetão ainda tentou subornar os policiais, oferecendo nada menos que 40 mil cada um DH, bem como um carro contra a sua liberdade, explicou o editor do jornal. Este tipo de prostituição envolvendo marroquinos tornou-se  cada vez mais difundido. No total, seriam entre 600 mil e 800 mil mulheres a serem exploradas por essas redes a cada ano em todo o mundo.

Um número que é arrepiante, especialmente quando sabemos que muitos delas vêm de origens sociais difíceis e, uma vez inseridas no sistema, as saídas são muito raros.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador