Matematicamente, a selecção nacional de futebol de Marrocos  perdeu todas as chances de se qualificar para a segunda rodada da Copa do Mundo na Rússia em 2018, após a derrota de quarta-feira contra o Portugal, campeão europeu 2016, cujo resultado 1 X 0,  realizado no estádio Ojakny em Moscou, no âmbito da segunda rodada do Grupo B,  inscrito na segunda derrota na Rússia, após o primeiro jogo contra o Irã com o mesmo resultado.

O único golo no jogo da equipe nacional Português foi pelo Cristiano Ronaldo, capitão da equipe, no quinto minuto do primeiro tempo do jogo.

A derrota foi um choque enorme para os torcedores e fãs do time de Marrocos, que  esperavam  algo melhor, após 1970, 1986, 1994, 1998, sobretudo depois do treinador franceses, Hervé Renard prometer aos marroquinos apresentar o que de melhor  nesta copa do mundo.

Alguns analistas acreditam que o treinador Renard assume a total responsabilidade da saída, precoce da equipe marroquina, seja pelas escolhas técnicas, ou pelo primeiro e segundo jogo, apesar que o empenho foi melhor diante dos colegas de Ronaldo, que anotaram a superioridade ofensiva da equipe marroquina, liderada por Nordin Amrabat.

Mustapha Chadli, o ex-goleiro da equipe de Raja do Casablanca e da seleção marroquina sublinhou que a equipe marroquina não deve deixar a competições na Rússia, dado o bom desempenho contra o Portugal, acrescentando: "É verdade que dominamos a bola durante todo o jogo, um desempenho positivo, mas a falta de gols  a nossa participação se tornou nula, após perder todas as chances de continuar na Copa do mundo ".

Chadli acrescentou para o jornal  "Saara marroquino", "O jogo contra o Portugal foi diferente do primeiro contra o Irã, porque os colegas do Ronaldo contaram sobre as bolas defendidas, ao contrário da seleção iraniana, que limitou todos os espaços defensivos", interrogando-se, no mesmo contexto, da razão  da falta do  defensor  direito Nabil Dirar no primeiro jogo ", contando sobre o atacante Amrabot como ala direita, e exigendo ao mesmo tempo  o seu apoio ofensivo.

Mustapha Chadli, parte dos elementos nacionais que participaram da Copa do Mundo na França 1998, interrogou também sobre as razões da imagem embaçada do jogador Hakim Ziyech nos dois jogos ," permetindo-lhe mais precisão, o que podia fazer a diferença, mas, infelizmente, o seu desempenho foi muito longe do que se esperava dele.

A equipa nacional marroquina foi a segunda equipe Árabe e Africana, oficialmente, a deixar a Copa do Mundo da Rússia, depois do Egito, que por sua vez recebeu duas derrotas, a primeira contra o Uruguai, e a segunda da Rússia.

A seleção portuguesa  acumulou  quatro pontos, nos dois jogos,  abrindo o seu jogo com um empate com a Espanha 3-3, enquanto o Marrocos sem pontos, a espera do encontro das equipes iranianas e espanholas no estádio "Kazan Arena", na próxima quarta-feira à noite.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor