O Ministro marroquino de Indústria, de Comércio, de Investimento e Economia Digita, Moulay Hafiz Al-Alami l declarou que Marrocos tem os meios necessários para organizar um evento do tamanho da Copa do Mundo, recordando que o período anterior em que o Marrocos  se candidatou para sediar a Copa do Mundo  2010,  o país não estava ainda pronto.

O Presidente do Comitê encarregado para a participação de Marroque para sediar a Copa do Mundo de 2026 destacou que Marrocos cumpriu muitos compromissos,  durante a sua candidatura anterior, considerando que os pontos fortes de seu dossié  continuam sendo possîveis, em particular, um conjunto de pontos a destacar:

Estabilidade de segurança:

O Marrocos é considerado um dos poucos países mais estável em termos  de seguraça e de política social no mundo, o que encorajou os Estados membros da Federação Internacional, "FIFA" para escolher o Marrocos,  ele atrai muitos investidores internacionais e projetos de grande porte, devido ao controle da situação de segurança, ao contrário de outros países da região que vivem actualmente situações dificeis e caos para manter a segurança e a estabilidade socio-económica.

Infra-estrutura

O Marrocos tem uma ampla infra-estrutura, como os equipamentos ou as instalações esportivas capazes de promover eventos internacionais, bem como tem meios financeiros e  humanos nas maiorias de cidades do Reino, cujos estabelecimentos e instituições preparadas, segundo as orientações reais, preocupadas em melhorar e desenvolver plataformas e modernas para os  transportes coletivos e novas infra-estruturas.

Todos os engajamentos prevem a concusão de projetos nos próximos anos e até 2026, data na qual o Marrocos confirma sua capacidade para organizar tal evento esportivo mundial.

Posição geográfica

A posição geográfica do Reino de Marrocos é de importância estratégica. Ele é apenas a 14 quilômetros do continente europeu,  seu horário está em conformidade com a hora mundial, isso facilita a transmissão dos jogos para mais de 80%  de países,  acompanhar ao vivo, devido  a esta posição geográfica, próxima de todos os continentes,  contando ainda com o apoio das 53 federações tanto da União Africana (CA), como das federações asiáticas.

A paixão de marroquinos

Os fãs marroquinos adoram o futebol, um grande público acompanha todos os jogos de futebol através o mundo, várias jogadores marroquinos fazem parte de grandes equipes e ligas, participando em  grandes competições internacionais. A apresentação da candidatura marroquina tem um caráter diferente pelo dinamismo de jovens, de diferentes talentos e qualificações que podem promover o esporte no continente africano.

Tolerância, modernidade e justiça

Marrocos desempenha um papel muito importante na defesa dos valores de abertura, de tolerância e de convivência entre as culturas e as religiões, e este evento mundial irá destacar outra face de Marrocos, sua originalidade, sua herança cultiral e civilização árabe e islámica, tornando-se uma oportunidade para descobrir estas tradições milinares, e prestar homenagem a África através da copa do mundo.

Lahcen EL MOUTAQI