Ela nos ameaça, nos preocupa, como uma lepra tentando ocultá-la, em vez de combatê-la, ela pode ser chamada de penúria, de cereja, de luta ou de qualquer outro nome que  é sempre a pobreza. Ela não castiga o vizinho imaginário, porque demora no seio das famílias, dos sítios e nas cidades ... resta a dizer que  nós não fazermos bastante, ou muito pouco para erradicar!

 No entanto, a pobreza pode levar a pobreza de fato em detrimento da lei do mais forte, ela mexe com o comportamento individual e deixa uma boa parte dos cidadãos sem escrupos,  acomodar-se com a corrupção e cinismo!

 Tem que lutar antes que a pobreza se instala de forma permanente. Tal luta é essencial para prosperar. Em qualquer trabalho de desenvolvimento, é necessário dar espaço a contribuição individual, isto é, a capacidade de cumprir com as obrigações dos cidadãos, criando  o valor,  graças aos talentos e ao saber. É óbvio que a pessoa debilitada reduz sua contribuição ...

 Quando ela não se torne completamente negativa, o que é difícil, especialmente para a pessoa. Certamente morrer de fome em Marrocos é excepcional ou inexistente. Mas, até agora, muitas dependem de associações humanitárias pela sobrevivência diária, sem contar inúmeros casos assistidos, graças à hospitalidade legendária deste povo.

 O número de pobres está crescendo.  Mas isso é, infelizmente, difícil  identificar. É ainda questionável. A pobreza em si uma vez fica difícil  circonscever. Há, porém, uma definição estatística amplamente aceita como medida.

 Para os europeus, o pobre é aquele cuja renda  líquida é inferior a 60% do nível de rendimento médio de um país. Na França, esse limite varia em torno de 1.463 € / mês. Mas, para nós, é extremamente difícil ou impossível estabelecer um limite abaixo do qual se considera pobre.

 Nós, portanto, adoptarmos a definição religiosa do pobre e do indigente. A pobreza não é apenas uma categoria comptável. A pobreza é também a miséria efetiva, aquela que é ligada a falta de oportunidades, a insatisfação de sociedade de hiper-consumo, onde uma minoria marginalizada e  uma maioria  extremamente insatisfeita ...

 Não é pela falta de recursos, do qual Marrocos depende, mas sofre da distribuição desigual da riqueza, um sistema de educação que serve apenas para fazer novos pobres, distorcer a realidade da desigualdade de oportunidades ....

 Para pensar em um novo modo de desenvolvimento, um modelo que dá o seu devido lugar as aspirações humanas, garantindo  o cumprimento e o respeito de tudo e todos: utilzando a moda como as escalas de valor, incluindo a hospitalidade e a solidariedade e, portanto, é uma forma a colocar do lado de todos como possibilidades de sucesso contra esta luta.

 A crise é a oportunidade perfeita para colocar a plana a nossa sociedade. Então, sim, definirmos um novo padrão para avaliar a pobreza, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH que integra conceitos de saúde, de educação e  de nível de vida), envolendo também outros fatores!

  Marrocos foi dotado desde 18 de maio 2005, de um mecanismo inovador e único em matéria de luta contra a pobreza, onde o INDH faz  da luta contra a pobreza e a precariedade o seu alvo do desenvolvimento humano. Desde então o plano demonstrou sua relevância. Ele reduziu significativamente a pobreza em áreas específicas, financiando milhares de projetos, realizados em sua maioria por mulheres e jovens, à margem da sociedade e do risco.

  É uma idéia ambiciosa, uma realização complexa, uma primeira tentativa bem sucedida que tem melhorado ao longo dos anos, conhecida como marca de Marrocos. Este não é apenas um programa que tem como objetivo lutar contra a pobreza, a precrariedade e a exclusão social, através de projectos de apoio à infra-estrutura básica, de projetos de formação e de capacitação dos cidadãos e da promoção de atividades geradoras de renda e de emprego. Trata de uma filosofia, uma nova abordagem para a gestão social dos assuntos públicos, um produto puramente marroquino destinado aos povos,  mas ele é implementado pelos marroquinos, a fim de estabelecer um governança participativa com associações e cooperativas, como actores fundamentais do desenvolvimento local.

 Em suma, a luta contra a pobreza,  a exclusão  eo trabalho precário envolve necessariamente trabalhar sobre um escudo social e econômico que vai impedir os homens e as mulheres de afundar no abismo ... um escudo projetado com realismo e dignidade.

 Lahcen EL MOUTAQI

Consultor-pesquisador