Saeed Amazazi, Ministro da Educação Nacional, Formação Profissional, do Ensino Superior e da Pesquisa Científica revelou as datas dos exames segundo grau e das universidades à luz das contínuas repercussões do vírus Corona 19.

Amazazi, na margem de uma sessão de perguntas na Câmara dos Deputados, informou que a sessão ordinária do exame nacional unificado para o bacharelado - sessão 2020 - será organizada de acordo com dois pólos: 3 e 4 de julho de 2020: letras e ciências humans, e Educação corânico. 6 a 8 de julho: o pólo científico e técnico, bem como o bacharelado profissional.

O responsável do governo acrescentou que os tópicos deste exame serão limitados exclusivamente às lições acumplidos, antes da suspensão do estudo, a fim de garantir o princípio da igualdade de oportunidades, lembrando da estrutura de referência que define as lições e aulas objeto dos exames.

Os resultados da sessão ordinária do exame "bacc" serão anunciados, 15 de julho de 2020, enquanto a sessão corretiva, 22 a 24 de julho de 2020, em relação a todas as fileiras e áreas, seuss resultados finais vão ser até 29 de julho de 2020.

Além disso, o mesmo ministro acrescentou que a organização do exame regional unificado pelo primeiro ano do bacharelado, 4 e 5 de setembro de 2020, cujos tópicos objeto dos exames serão as aulas presências até a data da suspensão do estudo.

Quanto ao restante dos níveis acadêmicos, vão tomar consideração das avaliações de monitoramento contínuo até o dia 14 de março, bem como os pontos dos exames locais em relação ao nível sexto primário e o terceiro ano da escola preparatória, cujas decisões a serem tomadas no final do ano letivo.

Amazazi insistiu para  a autoridade pedagógica, concedida aos conselhos departamentais, na tomada de decisões educacionais necessárias, em prol dos alunos.

Quanto aos candidatos livres, seus exames serão organizados de acordo com a seguinte programação: O exame regional para o primeiro ano do bacharelado, para os dias 1 e 2 de julho de 2020, cujos exames de recuperação para este exame nos dias 20 e 21 de julho de 2020. Quanto ao exame nacional unificado para o segundo ano do bacharelado: as sessões regulares e de recuperação, com respeito a mesma programação aos candidatos oficiais.

Quanto ao exame regional do terceiro ano e do exame sexto do primário para os candidatos livres, a serem realizados nos dias 25 e 26 de setembro de 2020.

Quanto ao exame de graduação do Certificado Técnico Superior (BTS), a realizar de 13 a 16 de julho de 2020.

Os Exames universitários, cujos alunos aguardam detalhes, o ministro Amazzi informou que, dependendo da flexibilidade das instituições com polarização limitada e com relação a algumas fileiras de (licença profissional e mestrado), na organização de exames a partir de meados de julho de 2020, utilizando múltiplas fórmulas para avaliação, dado o número limitado de estudantes em questão.

Finalemnte, essas instituições com polarização limitada também podem adiar alguns cursos e exames para o próximo mês de setembro.

Isso pode incluir também as instituições abertas universitárias, cujos exames serem organizados em setembro, dado o elevado número de estudantes e a dificuldade da gestão a mobilidade e aproveitamento de serviços sociais (acomodação e alimentação) em  condições de emergência de saúde. Os estudantes terão também a ocasião de discutir remotamente pesquisas e dissertações de final de estudo a distância.

 

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Marrocos