Segundo um relatório publicado do Instituto de recursos mundial, o Marrocos está ameaçado pela seca e falta de recursos de água no futuro, uma vez inserido na caixa vermelha, devido ao risco de escassez de água  e de muita pressão sobre os recursos hídricos.

 De acordo com este relatório, o Marrocos veio no "12o em relação ao mundo árabe e 22 no mundo", considerando que "os setores industriais e agricultura, bem como as instituições governamentais consomem mais de 40% de recursos hídricos, disponíveis durante o ano. O que necessita de uma estratégia de intervenção alternativa e duradoura.

 Este relatório classificou vários países vizinhos de Marrocos de críticos, colocando-os dentro da Caixa vermelho, sucessivamente, anotou o Iêmen no 20 lugar, Argélia 29, Tunísia é 30, e a Síria 31.    

 O relatório anotou ainda que os Estados do Golfo são os países mais pobres no nível da água, além de ameaça do risco de Seca, sendo que o Qatar ficou no primeiro lugar, seguido da Arábia Saudita, e os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein, e oA mesma fonte descreveu a situação dos países da região como difícil, eles sofrem com a escassez  de recursos hídricos, prevendo a possibilidade de uma seca severa que acabaria com a reserva de água em um futuro próximo, prevendo ainda que um quarto da população do planeta enfrentaria uma escassez iminente devido a falta de desta matéria vital, água.

 O Oriente Médio, anotou o relatório, é o mais vulnerável ao problema da escassez de água, segundo, Andrew Steer, Presidente do Instituto, alertando sobre as perdas de 6 a 14% do PIB no início de 2050.

Vale salientar que vários relatórios internacionais alertaram sobre uma crise hídrica em Marrocos, o último foi da organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura, e do Banco Mundial, os quais revelaram que a escassez de água para os países da região do Oriente Médio e do norte de África, incluindo Marrocos, poderiam ser destabilizante para os regimes políticos e socioeconômicos.

 O relatório intitulado a "gestão da água nos sistemas frágeis: construindo resiliência para os choques e crises no Oriente Médio e no norte da África", revela que a gestão eficaz dos recursos hídricos poderia ser fundamental para o crescimento e a estabilidade regional.

 "Por fim os expertos de organizações internacionais, FAO, ligada a ONU e ao Banco Mundial concluíram que a instabilidade combinada com a má gestão da água poderia transformar-se num círculo vicioso, exacerbando as tensões sociais entre os povos da região. eles exortaram ainda os países da região, incluindo Marrocos, a passar de políticas centradas no aumento de suprimentos para a gestão a longo prazo dos recursos hídricos, em vez de políticas ineficazes que tornam as pessoas vulneráveis aos efeitos da escassez de água, agravados pela crescente da demanda e da mudança climática.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Marrocos, Rabat