A visita de uma delegação dirigida pelo Ministro das relações exteriores do Marrocos iniciada, semanda passada a Mauritânia, país vizinho, que compartilha uma importante fronteira no sudoeste, motivo para levantar pontos essenciais e convergí-los em termos do respeito mutual, da segurança e da proteção contro os desafios do tráfico de drogas e do comerço ilegal.

Este encontro, não é somente foi para discutir os assuntos comerciais e de drogas, mas também, envolve a conjuntura atual regional e internacional, marcada por múltiplos desafios, em termos da estabilidade e do processo de desenvolvimento no oeste e norte da África.

Segundo a imprensa local esta visita abre uma nova página nas relações bilaterais entre Marrocos e Mauritânia. Os dois países vizinhos parecem estar determinados a fortalecer a cooperação em diferentes domínios, respeitando a integridade territorial de Marrocos.

Nesse sentido, o chefe da diplomacia marroquina que teve encontros com os diferentes atores e autoridade  na capital mauritana, Nasser Bourita revelou o interesse de manter uma cooperação restrita, baseada sobre a troca de informações estratégicas entre Rabat e Nouakchott.

Segundo as fontes diplomáticas, "esta visita se enquadra nas sólidas relações que unem os povos marroquino e mauritano, com o interesse de compartilhar e consolidar ainda mais os laços comuns, ampliando os horizontes, de acordo com os planos dos dois chefes de Estado". .
 A mesma fonte especifica por fim que "esta visita intervém" para chamar atenção dos adversários de Marrocos para cooperar neste contexte cheia de perigos e ameaças a estabilidade, princiaplmente nesta zona, marcada pelo terrotismo e aumento da insegurança, o que exige mais discussões e consulta sobre estes assuntos ”.
Diante disso, as duas partes se concertaram a trabalhar de modo a fortalecer a cooperação para enfrentar o que nos últimos dias provocou tenções e medo nas diversas situações.

O resultado foi a realização da reunião da Comissão Militar Mista em Rabat. Na execução das Altas Instruções do rei Mohammed VI, do Ministro Delegado ao Chefe de Governo encarregado da Administração Nacional de Defesa, Abdeltif Loudyi, do Chefe do Estado Maior das FAR, do General de Corpo do exército, Abdelfatah Louarak que recebeu no final de janeiro em Rabat o general da divisão Mohamed Cheikh Mohamed Lamine Elemine, chefe do estado-maior geral dos exércitos mauritanos.

Nesta ocasião as relações multifacetadas de amizade e  da cooperação entre o Reino de Marrocos e a República da Mauritânia constituem, além disso, um aspecto da consolidação das aquisições e da manutenção do mesmo espírito de amizade, de entendimento mútuo e de confiança compartilhada.

Emfin o que deve destacar desta primeira reunião da Comissão Militar Conjunta Marroquino-Mauritana, cujo trabalho concentrado sobre a avaliação das atividades de cooperação bilateral 2019 e as atividades planejadas do ano 2020, examinando as formas e os meios a melhorar os diferentes domínios de interesse, em matéria de cooperação militar, das Forças Armadas Reais Marroquinas e das Forças Armadas da Mauritânia. Considerando a Mauritânia parceiro importante, convidado de honra, alguns dias antes na Feira Internacional de Livros de Casablanca, 2020.

Assim, os dois lados contam chamar os países da região do sahel-saara, para  engajar na luta contra o tráfico de drogas e de seres humanos, bem como controlar a imigração ilegal mediante os mecanismos da cooperação bilateral em todos os campos político, econômico, militar e social.
Lahcen EL MOUTAQI,
Professor universitário-Rabat, Marrocos