O Petit Journal Marocain publicou 4 setembro 2018 um artigo no qual  informa sobre as Forças amadas reais que se preparam para lançar o segundo satélite inteligente espião marroquino .

Após o lançamento do primeiro satélite espião, batizado ´Mohammed VI´, as Forças Armadas Reais (FAR) se programam  para lançar um  segundo satélite de espionagem e vigilância.

O Marrocos será considerado através desta iniciativa como o primeiro país, ao lado da Europa, a possuir essa tecnologia de ponta.

Após o lançamento bem-sucedido do primeiro satélite espião marroquino, intitulado "Mohammed VI" da base francesa na Guiana Francesa, as Forças Armadas Reais (FAR) prontos mais uma vez para lançar um segundo satélite. 

Al Massae, o importante diário marroquino também relatou esta informação em sua edição de terça-feira, 4 de setembro de 2018, subinhando do que este segundo satélite a ser lançado em novembro próximo fortalecerá o arsenal do reino e seu potencial militar e tecnológico. E para esclarecer que este segundo satélite, desenvolvido na mesma transação que a primeira por um montante de cerca de 500 milhões de euros,  adotará o reino de imagens de alta resolução (50 centímetros), além da capacidade para definir qualquer movimento em qualquer ponto do globo.

Estas fontes precisaram que este satélite dotado de meios tencológicos tem capazes de fornecer dados e informações sobre qualquer movimento de forças militares e da infra-estrutura militar de países vizinhos como a Espanha, a Argélia ou a Frente Polisario.

Marrocos constitui então o primeiro país vizinho da Europa a possuir esta nova tecnologia. No nível do continente africano, o reino se tornará o terceiro país a ser equipado com estes típos de tecnologias de ponta, depois do Egito e da África do Sul.

Os jornais marroquinos finalmente especificam que a transação deste negócio, 2013, foi durante a visita ao Marrocos do ex-presidente francês, François Hollande,  tal aquisição de tecnologia foi sigiloso pelas autoridades e governos de duas partes.

Esta industria de satélites pertencem ao gigante francês, AirBus, revelou o jornal diário Al Massa. Explicando que o Marrocos explora essa tecnologia visando diferentes setores como a luta contra a imigração ilegal, a perseguição e o rastreamento dos grupos terroristas, aqueles que operam no Sahel, bem como a luta contro o tráfico de todos os tipos, as ações de piratas no largo da costa da Guiné e a vigilância das fronteiras do reino.

Lahcen EL MOUTAQI