Oficialmente, o debate sobre o remanejamento ministerial no seio da maioria está em seus primeiros estágios .

Oficialmente, as negociações estão em andamento nos bastidores. Esse é particularmente o caso da formação do  chefe do executivo. Saâd Dine Otmani, o qual terá muito trabalho pela frente diante dos membros do partido da sua missão, considerada  complicada e delicada.

De acordo com os estatutos do partido do chefe do governo, secretário geral do partido PJD,  não é outro senão o chefe de governo, com a última palavra para a escolha os ministros para a formação governamental.

Os quais decorrem da responsabilidade do conselho nacional do partido, formada por uma comissão especial, encarregada de elaborar uma lista dos ministros após uma votação.

O problema é que essa comissão leva em consideração vários critérios. Isto é ainda mais justo que a maioria dos nomes propostos durante a formação do atual gabinete do governo já foi durante a formação do governo anterior.

Uma declaração do partido lembra, no entanto, que o secretariado geral intervém após o estabelecimento da referida lista para a escolha dos nomes a serem propostos para o remanejamento ministerial. Uma vez que o chefe de governo terá que negociar com os membros de sua secretaria geral, indicados pelos ministros de seu partido. Ele terá tembém que negociar com os chefes do conselho nacional, freqüentemente os quais adotam posições bastante diferentes da linha defendida pelo Otmani.

Deve-se notar que a última reunião da Secretaria-Geral foi inteiramente dedicada à questão do remanejamento ministerial.

Segundo o vice-secretário geral do partido, os membros da secretaria geral não abordaram a questão da composição do partido nem os nomes dos ministros porque "esse debate parece difícil". Segundo o jornal Opinion dest dia, tem sido ao contrário uma questão de " arquitetura e das condições a obter de modo  eficaz". Deve-se dizer que o futuro remanejamento provavelmente terá um impacto na arquitetura atual governo.

Parece também que estamos caminhando para uma equipe mais compacta. O público espera que uma aceleração deste projeto possa ser a tempo. Uma vez que o remanejamento deve ocorrer antes do período 2018/2019, porque isso coincide com a abertura da sessão parlamentar do outono, cuja data é fixada pela Constituição do país, a segunda sexta-feira do més de outubro. Para isso foram realizadas reuniões entre o Chefe de Governo e outros Secretários Gerais dos partidos que formam a maioria parlamentar.

A tomada das negociações não foi revelada, mas tudo sugere que o número um do governo solicitou uma lista dos ministros para cada partido, de acordo com os critérios determinados pelo discurso real dirigido à Nação pela ocasião da Festa da Trono.

Em fim, outras reuniões podem ocorrer nos próximos dias. Seja no seio do partido PJD, a próxima reunião da Secretaria-Geral decisiva, uma vez a maioria dos jornais considera, provavelmente, a mudança do governo uma questão de tempo e sua temática para a realização ou não de uma sessão do conselho nacional do partido, antes do pretendido remanejamento ministrial .

Lahcen EL MOUTAQI

Universitário- Rabat