O Ano Novo é um dia particular no curso do qual  palavras e atos levam a uma atmosfera festiva indescritível, lembrando às vezes as horas e os infortúnios momentos de um ano que chega ao seu fim. vale lembrar que todo início de ano leva consigo  mudanças e novidades,  um período  de muita reflexão, e resultados para o novo ciclo.

 Se cada país, cada povo o celebra à sua maneira, cada um tem seus hábitos e rituais imutáveis, onde votos e presentes se trocam de mãos dadas, a esperança de ver o futuro sob os melhores auspícios possíveis.

A imprensa não escapa a essa tradição, uma vez que se tornou um hábito para publicar fatos e artigos especiais pela ocasião.

 Subscrever, no entanto, duas posturas muitas vezes irreconciliáveis: olhar pelo espelho retrovisor para narrar o que aconteceu durante os 365 dias mortos de seus mais  belo morte, ou tocar os oráculos e prever o que acontecerá durante os próximos dias e meses.

O final do ano é de fato, propícios para tratar de balanços e previsões. Mas vale lembrar  o exemplo dos importantes votos, do famoso General Charles de Gaulle em 1967: "foi a passagem pelo ano 1968? O futuro não pertence a ninguém e não o prevejo´´. Conhecendo o resto da história, não seremos zelosos nem cassandres.

 A razão: todos os indicadores não preveem o otimismo o mais presunçoso, ou seja assumir esta verdade neste dia de festa equivale, infelizmente, ao despejo.

Assim, parece um simples lembrete dos fatos de 2018, mostrando um otimismo pelas circunstâncias, alimentando a esperança secreta de acreditar que os solavancos que abalaram nosso país durante o ano que é o artigo de sua morte, bem atrás de nós e que nada será totalmente preto ou branco, mas de um cinza ainda mais consensual que o verde parece ter evitado, pelo tempo que se espera curto, a maioria de nossos indicadores socioeconômico e que o sentimento geral não é mais a euforia de tempos atrás, longe obter precisa!

 O resultado de 2018, o animal do ano que o horóscopo chinês chamou de Ano do Cão, do Décimo Primeiro Signo do Zodíaco do Empeiro do Meio, tem sido o mínimo negativo. No entanto, provar amarga bebida até o início do mês próximo, uma vez que o Ano do Porco de terra não mostra a ponta de seu nariz que em 5 de fevereiro para terminar em apoteose um ciclo de 12 anos, vendo o mundo tomar a frente para se bater contro muro da incompreensão e de conflitos de todos os tipos.

Um ciclo no qual o Marrocos passou por altos e baixos e onde houve tantos efeitos anunciadores que não se pode dizer com precisão o número de pessoas que receberam o unguento da eficácia e sabem separar o bom grão do joio.

De qualquer forma, deve-se dizer que o resultado do ano 2018 não melhorará em nossa memória coletiva. Espera-se torcer o pescoço para que o resultado de 2019 seja melhor e feliz ano novo.

 

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Rabat, Marrocos