A Imigração para Marrocos constitui um desafio,diante da entrada de muitos jovens e pessoas refugiádas de país ou de área do conflito.

O Marrocos enfrenta este fenômeno desde anos, elaborando leis, que enquadram a imigração, dando a este fenômeno o significado de dupla nacionalidade e nomadismo.  Tentando definir a imigrante segundo as declarações das Nações Unidas.

No caso das fronteiriços, as migrações podem ser diárias ou seja a forma internacional de migração.

Para isso a cooperação entre Marrocos e Espanha, no quadro da imigração, ajudou a conter o fluxo de migrantes ilegais que chegaram este ano ao país ibérico, segundo informado o jornal espanhol La Razon.

Tratando de cerca de 16.600 imigrantes, os quais conquistaram a costa espanhola de 1º de janeiro a 31 de julho, ou seja uma queda de 40,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, indicou o artigo, citando dados provisórios do Ministério do Interior da Espanha. Anotando  ainda que, durante esse período, 465 embarcações chegaram às costas ibéricas, contra 962 no final de julho de 2018.

Por seu lado, o número de migrantes que chegaram por terra na Espanha aumentou de 3.959 nos primeiros sete meses de 2018 para 3.274 no final de julho passado, uma queda de 7,3%,.

Durante anos, muitos países e regiões comemoraram o seu próprio dia dos refugiados, às vezes chega a uma semana. Um dos mais conhecidos comemoraçãoes é o Dia Africano dos Refugiados, comemorado em 20 de junho em diferentes países.

Como sinal de solidariedade com a África, que abriga o maior número de refugiados e quem sempre demonstra a grande generosidade, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução 55/76 em 4 de dezembro de 2000.

Nessa resolução, a Assembléia Geral anotou que  o ano 2001 marcou o quinquagésimo aniversário da Convenção de 1951, relativa ao Estatuto dos Refugiados e a Organização da Unidade Africana (OUA), aceitando que o Dia Internacional dos Refugiados coincide com o Dia dos Refugiados Africanos de 20 de junho.

A Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu, portanto, que a partir de junho de 2001, 20 de junho, marca o Dia Mundial dos Refugiados. Um segundo dia é dedicado aos refugiados: a Jornada Mundial dos Migrantes e Refugiados, instituída pela Igreja Católica e comemorada em 17 de janeiro.

Lahcen EL MOUTAQI