O primeira memorando, assinada pelo Ministro da Agricultura e da Pesca Marítima, Aziz Akhannouch e com o Ministro brasileiro do Desenvolvimento Agrário, Sr. Bandeira Aphonso Florence, tem por objectivo estabelecer um programa de cooperação no domínio da agricultura familiar e no desenvolvimento rural.

Quanto ao segundo memorando, ele incide sobre o estabelecimento de obras para desenvolvimento de programas de cooperação e de intercâmbio no domínio da investigação científica e desenvolvimento de tecnologias agrária. O acordo foi assinado pelo PDG da empresa brasileira de pesquisa na área da agro-pecuária, Sr. Antonio Pedro Arraes Pereira e o Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas, Mohamed Badraoui.

Na cerimônia de assinatura, realizada na sequência da Feira Internacional Agrícola em Meknès (SIAM), Sr Akhannouch explicou que Marrocos pretende compartilhar com o Brasil a experiência deste país latino-americano em matéria de desenvolvimento da pequinha agricultura e da investigação científica ", uma das mais convincentes do mundo"sublinhou, o Ministro marroquino.

Ele lembrou também que o Brasil está entre os cinco maiores produtores agrícolas do mundo, apesar de sua decolagem industrial, este pais não renunciou ao seu desenvolvimento agrícola, saudando de passagem o compromisso do Brasil nos debates atuais em torno de segurança alimentar no mundo.

Destacando ainda o Plano Verde de Marrocos, que constitui para o Reino a escolha mais adequada e estratégica para fazer da agricultura a sua locomotiva do crescimento econômico.

Por sua parte, o Sr. Afonso Pareira afirmou que Marrocos está no topo dos países árabes e Africanos com que seu país trabalha para desenvolver relações de cooperação, particularmente na agricultura, na troca de tecnologia e na agricultura familiar, bem como na proteção do meio ambiente.

O Brasil é mais que nunca decidido a intensificar seus esforços para promover a cooperação Sul-Sul, tem dito, acrescentando que sua atual visita a Marrocos lhe permitirá conhecer as oportunidades de cooperação ofertas por ambos os países.

Lahcen EL MOUTAQI
Consultor-professor