O rei de Marrocos dirigiu um discurso, 06/11/2019, ao povo no qual ele colcou a mão sobre o país a ser desenvolvido, ou seja as regiões do reino, consolidadas e integradas; de modo que elas compartilham as mesmas infraestruturas e grandes projetos futuros de desenvolvimento.

Preocupado no sentido de alcançar um desenvolvimento equilibrado e eqüitativo em todas as partes do Reino, o que depende por outra parte do compromisso de estabelecer relações sólidas e fortes com todos os países irmãos do Magrebe.

Mantendo as esperanças e as expectativas, as quais são consideradas grandes, face aos desafios que se multiplicam e cada vez mais complexos,  lamentando  aqueles que não o levam a sério.

Diante de todas as ameaças e a oportunidades, o rei de Marrocos, Mohammed VI considerou a sua determinação em tornar o Marrocos um eixo na construção da futura África, cujo Reino ocupa deronavante uma posição distinta nos níveis econômicos, políticos, culturais e religiosos dentro do continente.

Neste discurso no qual o povo comemora a 44 celebração  do dia da Marcha Verde, ocasião pela qual o reino incorporou o saara ocidental (1975) no processo da desconolização, recordando esta passagem:

Desde a sua ascensão ao trono, preocupou-se em colocar o continente no centro da política externa. Realizando diferentes visitas a muitos países, tendo em vista a cooperação e aproximação, tal processo foi coroado por mais de de 1.000 assinaturas de parcerias e acordos,  abrangendo todas as áreas da cooperação.

Resumindo  isso ao dizer que este processo deixou um impacto tangível na posição econômica, política, cultural e religiosa de Marrocos no resto do mundo, diante da política e estratégia do rei.

Eis a colocação do rei: "Estamos determinados a fazer de Marrocos um ator essencial na construção do futuro da África".

Lahcen EL MOUTAQI

Professor Universitário- Rabat- Marrocos