Marrocos foi nomeado nesta sexta-feira, por unanimidade, como coordenador do Grupo africano junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) para o ano 2016.

 Esta decisão unânime reflecte a confiança do continente em Marrocos, verdadeiro locomotivo económico, africano, defensor dos interesses da África.

O Reino é de fato engajado a favor da promoção do comércio internacional como um vector do desenvolvimento e do crescimento em África para além das fronteiras.

 Todos os embaixadores africanos, convidados do ultimo fórum realizada em Casablanca na margem sob o tema vigilância eco-epidemiológica para o período 2016-2018, aprovaram esta nomeação por aclamação, testemunhando da confiança e da capacidade do reino para defender os interesses dos países africanos tanto na protecção como nas negociações comerciais multilaterais:

Esta indicação significa também o testemunho de uma estima pelo papel construtor do Reino junto aos organizações internacionais e fóruns multilaterais, notadamente na OMC.

Marrocos tinha organizado em abril 2015, a Conferência dos Ministros Africanos na ocasião do vigésimo aniversário da entrada em vigor dos Acordos de Marrakech, com a ativa participação do Diretor-Geral da OMC, Roberto Azevedo.

Enquanto Marrocos vai acolher a COP, conferencia internacional pelo clima em 22 do próximo mês de Novembro 2016, muitas empresas africanas sem, estruturas reclamam a falta de condições de competitividades e subvenções capazes de aumentar a produção no nível  da industrializar e da comercialização.

A presidente da Confederação Geral das Empresas de Marrocos (CGEM) Miriem Bensalah-CHAQROUN encontrou, segunda-feira 08 de fevereiro 2016 na sede do Movimento das Empresas em Casablanca seu homólogo Pierre Gattaz, Presidente do patronato francês bem como o ministro francês dos Negócios Estrangeiros e do desenvolvimento Internacional, Laurent Fabius, alem dos embaixadores africanos tratando entre outros  sobre o evento da  conferência COP 22.

Pierre Gattaz, Xavier Beulin, Presidente do Grupo abril e Jean-Paul Herteman, Presidente do Conselho de Administração do Centro de Análise Naval (CNA) participou na reunião junto com os responsáveis e dirigentes  dos clubes e das empresas internacionais do MEDEF Internacional, todas mobilizados para se comprometer para o desenvolvimento deste evento de carácter internacional e regional que defende o meio ambiente.

 As empresas do Reino acreditadas pelos organismos CGEM e Centro marroquino de Produção (CMPP) apoiaram o projecto da criação de uma comissão em 9 de Dezembro de 2015 para defender o meio ambiente e a economia verde.

 Objectivo desta Comissão é incentivar as empresas para adoptar as tecnologias para uma produção mais limpa e acompanhar as indústrias nos sectores verdes. 

Marrocos produz a este efeito apenas 28% dos gases de efeito estufa no mundo, apesar disso ele continua mobilizado a favor do meio ambiente, do desenvolvimento sustentável da agricultura na África e luta contra o agroquímicos, doenças vegetais e parasitas que prejudicam a agriculura africana.

Lahcen EL MOUTAQI