O Ministro da Educação Nacional, da Formação Profissional, do Ensino Superior e da Pesquisa Científica de Marrocos instou os estabelecimentos públicos e privados do ensino superior a tomar medidas preventivas contra a eventual propagação do novo coronavírus,  preocupado com o ritmo pelo qual o dito vírus se espalha, causando o pânico e a confusão no meio académico.

Em uma carta enviada ontem aos presidentes das universidades e instituições privadas do ensino superior, Saaid Amzazi chamou as autoridades a estabelecer um plano de ação de proteção contra o Covid-19, a implantar no nível dos estabelecimentos, das lanchonetes e do conjunto dos sítios universitários.

Esse plano de ação, a ser implementado em coordenação com os serviços do Ministério da Saúde, que envolve as campanhas da conscientização, da informação a da difusão no meio estudantis, do corpo docente e  do pessoal administrativo, certas medidas de saneamento, de higiene individual e coletivo, além do estabelecimento de um sistema de monitoramento no sentido das pessoas que voltaram das zonas da propagação do vírus.

O ministério apresentou também uma lista detalhada de medidas e ações concretas a serem implementadas para combater o vírus.

Quanto ao aspecto relacionado com a

à comunicação, o ministério recomenda a colocação de pôsteres nas salas de aula, nas zonas de circulação de alunos e nos espaços sociais, explicando os comportamentos a manter no sentido de prevenir dos riscos de contágio, dos sintomas relacionados com a infecção, bem como as ações a tomar no caso da identificação de um possível caso de doença. Chamando pela criação de uma linha telefônica verde dedicada aos estudantes que desejam aprender sobre os sintomas da doença e dos riscos da contaminação.

Para com às ações da prevenção, o ministério insta os responsáveis a disponibilizar o sabão nos estabelecimentos universitários, bem como nas repartições administrativas para todas as pessoa, visando a ajudar na precenção contra este vírus que ataca o aparalho respiratório, chamando os professores, estudantes e funcionários administrativos a observar as ações preventivas como a limpeza dos locais, portas e escadas, evitar contato com pessoas que apresentam sintomas da doença ou  outras.

Por fim o ministro da educação chamou diferentes departamento da cultura como o diretor do Escritório Nacional de Obras Universitárias e Sociais, o diretor da Agência Nacional de Avaliação e da Garantia da Qualidade no Ensino Superior e da Pesquisa cientista, bem como o diretor da Agência Nacional de Plantas Medicinais e Aromáticas e a diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica e Técnica, para tomar medidas cabíveis contra a propagação deste vírus mortal no meio dos estudantes e académicos.

Lahcen EL MOUTAQI

Pesquisador universitário- Rabat- Marrocos