A Universidade Qadi Ayyad, Marrakech, Marrocos, pretende criar um observatório epidemiológico, na consequência da epidemia do vírus Corona, que afetou a saúde pública no Marrocos e no mundo, tratando de uma estrutura científica, capaz de  desenvolver uma pesquisa científica, pré-epidemiológica, que tem por objetivo rastrea e estudar o vírus e bactérias, a nível regional e internacional.

Essa decisão foi anunciada pelo presidente da Universidade Al-Qadi Ayyad, Moulay Al-Hassan Ahboud, na margem de um seminário interativo, últimamente organizado sobre o tema "Educação e Responsabilidade Integradas na Universidade Al-Qadi Ayyad, no contexto da pandemia 19 de Covid".

Sr, Ahbaid explicou que essa estrutura científica apoia a dinâmica da pesquisa científica relacionada com a pandemia "Corona", acrescentando que esse projeto científico, o primeiro do gênero em Marrocos, exigindo uma cobertura financeira de aproximadamente 5 milhões de dirhams por três anos.

O presidente da Universidade explicou que a implementação deste projeto científico conta com a cooperação do Ministério da Saúde, do Instituto Pasteur, da Diretoria de Epidemias e Controle de Doenças, do Setor de Ensino Superior e Pesquisa Científica e do Centro de Combate ao Envenenamento e Vigilância de Drogas, além do apoio de algumas organizações como a Organização Islâmica de Educação, Ciência e Cultura (ISESCO).

Ressaltando que a Universidade Qadi Ayyad do Marrakech, trabalha junto com o Conselho da Região Safi - Marrakech para desenvolver este projeto ambicioso regional e nacional.

Este grupo científico do observatório vai contar com uma equipe multidisciplinar, de estatísticos responsáveis pelos dados de epidemias, engajados a coletar, a processar, a analisar e a interpretar, ajudando o aparelho governamental nos projetos estratégicos, junto com outros especialistas informatistas, de médicos, de epidemiologistas, de sociólogos e psicólogos.

À luz dessas circunstâncias excepcionais, a Universidade de El-Qadi Ayadh, de Marrakech, envolve a pesquisa científica da nova pandemia de Corona (Covid-19), seu envolvimento em diferentess aspectos da vida social e econômica.

Finalmente a universidade trabalha no sentido da preparar uma estratégia de pesquisa científica que envolve um conjunto de tópicos em torno do vírus "Corona", e depois dessa pandemia, sobretudo seu impacto econômico ou social.

Sendo que a Universidade reservou um orçamento importante para esse assunto, cujas equipes de pesquisa formada por professores de diferentes áreas da universidade visam a encontrar soluções capaz de controlar as crises epidêmicas e realiza projetos de pesquisa relacionada com o vírus. Além dessas equipes de pesquisa que vão se concentrar  para fornecer respostas para a análise da propagação da epidemia de Corona (Covid-19), bem como interpretar as diferentes dimensões que o Marrocos pretede recomendar, apropriar, gerir no período de transição e voltar à situação normal, tirando as lições dessa epidemia e das medidas preventivas a serem tomadas no futuro.

Lahcen EL MOUTAQI

Professor universitário- Rabat- Marrocos