Guilherme Rafael Koch¹

Matheus Thomé²

RESUMO

Este estudo apresenta uma análise dos aspectos relativos à evolução do marketing, trazendo toda sua evolução histórica e sua origem, porque de sua necessidade e como ela atua no dia a dia atual, tanto dentro de nossas casas quanto no âmbito profissional como em grandes corporações, em busca de entendermos melhor toda a imensidão de informações e conteúdos por trás da Marketing Digital.

Palavras-chave: Marketing, Marketing Digital.

ABSTRACT

The study presents the analysis of socialised by marketing, trazendo today and its actual data in the main event, in the main site, in the main site, in the main site, in the main site, in which em busca de um sentido mais completo para as informações de marketing e de marketing.

Keywords: Marketing, Digital Marketing.

INTRODUÇÃO

Não a maneira de explicar como o profissional do marketing ou marqueteiro atua e como atuará no futuro com as novas tecnologias, sem falar um pouco da história do marketing e como se originou. O conceito atual do marketing surgiu no pós-segunda guerra mundial, por volta da década de 1950, quando ocorreu um maior avanço de industrialização mundial, que fez com que houvesse uma acirrada competição entre as empresas e consequentemente maior disputa pelos mercados. O processo de produção e de vendas de produtos com qualidade, já não era suficiente para o alcance de receitas e lucros esperados pelas empresas. O cliente conseguiu o poder de escolha, selecionando qual das alternativas disponíveis no mercado lhe proporciona a melhor relação entre custo e benefício. As empresas perceberam então que a decisão final sobre a compra do produto estaria com os clientes, os mesmos que começaram a desenvolver técnicas de como pesquisar o preço dos produtos e qualidade dos mesmo dentro do mercado. O que forçou os marqueteiros a encontrar e desenvolver novas técnicas. O marketing em sua origem nasceu da necessidade de organizações terem resultados positivos em um ambiente global e extremamente competitivo, no seu início, por volta da década de 50 os profissionais da área atuavam de forma simples, com campanhas mostrando ao público motivos porque aquele produto é o melhor do mercado, sua maioria das vezes eram campanhas específicas a apenas um público, que se resumiam em atividades de troca. Hoje, no entanto o marketing se baseia muito além na relação de compra e venda, envolve a criação de comunicação e a entrega de valor aos clientes, buscando criar uma espécie de relacionamento com ele, criando vínculos duradouros além da troca em si. Além disso ele tende a lidar com um público muito maior atingindo todos os setores de uma organização, desde fornecedores aos consumidores finais, tornando o planejamento de marketing muito mais complexos aos seus responsáveis. Com isso surge o S.I.M, Sistemas de Informação de Marketing que consiste na organização de pessoas, processos de coletas de dados, classificações, avaliações, análises e distribuição de informações de maneira oportuna e precisa para tomadas de decisão – “Philip Kotler”. Todas as informações levantadas, tanto interna da empresa quanto externa são usadas pelos responsáveis de marketing para criar estratégias de campanhas, em busca de vantagens no mercado.