Marketing de relacionamento.

Como posso exprimir facilmente o significado de marketing de relacionamento? Posso dizer que são as ações feitas com o mercado e os tipos de clientes? Ou melhor, seria dizer que é a relação que mantenho com o mercado em que atuo?

Hoje, 22 de maio, é considerado o dia do abraço. Posso abraçar muitos, mas não consigo abraçar aqueles que realmente tem relacionamento direto comigo porque o mercado é muito segmentando e não tenho como estar presente a todos os clientes que estão agregados na minha área de atuação.

Por outro lado, mantenho um relacionamento com muitos amigos virtuais e através de um texto eu consigo estar presente e simbolicamente, abraçar cada um deles. Isto também esta implícito no marketing de relacionamento, que pelo respeito que devo a cada um dos meus amigos virtuais, o meu abraço estreita mais ainda a relação que mantenho há anos.

Pesquisando na Web sobre este tema, deparei com milhares de textos que estão diretamente relacionados com os clientes e o mercado e esquecem das pessoas em si. É claro que um cliente é uma pessoa, mas o relacionamento com um cliente e a pessoa é completamente diferente e muitas vezes, misturamos, ocasionando a ruptura comercial que levamos anos para conseguir; de outro lado, por não misturarmos ou, por esquecermos de que estes clientes precisam de um relacionamento que transcendam as paredes comerciais, deixamos de ter amigos e passamos a ter clientes, somente clientes.

É complicado, mas no momento em que eu perguntar sobre a vida em si de um cliente, estou criando um relacionamento que vai além da atividade comercial e muitas vendas foram concretizadas porque aceitei almoçar na casa de um cliente, com sua família. Ele quer a nossa participação; ele quer um abraço de um vendedor e de um amigo.

E você consegue ir além do seu marketing de relacionamento e ter amigos clientes?

Lembro que clientes amigos são imprevisíveis; ao primeiro abano da concorrência, oferecendo melhores condições, eles o trocam; já com amigos clientes, pode até ser que por uma negociação melhor ele opte em comprar de outro, mas na maioria das vezes, ele compra com você, porque marketing de relacionamento é confiança, é credibilidade e segurança nos negócios que você propõem aos seus clientes amigos.

Sinta-se abraçado meu amigo, minha amiga. Retribua aos seus amigos e crie o hábito de relacionar-se mais e melhor com todos aqueles que o cercam e que o ajudam a crescer. Um cliente é o acesso ao sucesso do vendedor e sem eles, como seremos vendedores?

Oscar Schild, vendedor, gerente de vendas e escritor.
http://www.grandesvendedores.com.br