Ipê, Andiroba, Cedrinho, Freijó... Do pardo amarelado, passando pelo rosa acastanhado, até o avermelhado. A rima parece até uma poesia criada com as cores das madeiras. E é assim mesmo que o marceneiro percebe seu ofício diário, como uma arte.

No trabalho artesanal de cada dia, esses profissionais dão sentido e beleza a tudo que fazem com a madeira. Existem diversos tipos de marcenaria em São Paulo e chamam a atenção em diversos pontos da cidade, com ambientes pensados cuidadosamente a fim de personalizar os imóveis.

A ideia é criar espaços confortáveis, mas que também despertem interesse pelo design diferenciado. Numa cidade que não para de crescer e amanhece todos os dias com lançamentos imobiliários de todos os tipos, ganha quem se sobressair com um detalhe a mais.

A previsão é de que com a Copa e as Olimpíadas no Brasil em 2014 e 2016, respectivamente, a indústria de mobiliário cresça ainda mais.

E é aí que a marcenaria em SP ganha seu espaço. Criar móveis ao gosto do cliente com o que há de melhor em madeira e ferragens para o acabamento eleva a qualidade final do produto e conquista mais adeptos.

De olho no crescimento desse mercado, cerca de 180 empresas estarão reunidas entre os dias 18 e 21 de setembro, em São Paulo, na maior feira da América Latina para soluções em produtos para escritórios, hospitais, escolas, hotéis e diferentes espaços. A entrada na 14ª Office Solution ArquiShow FacilityShow é gratuita. O evento acontece no Transamérica Expo Center.

Mas, mesmo com o setor em expansão, é necessário estar atento ao público consumidor. Pois embora goste de novidades, a maioria prefere comprar itens que não saiam de moda muito rápido. Então é preciso cuidado com os itens mais ousados, pois podem ficar parados no estoque.

Fazer armários, mesas, cadeiras, camas e outros itens essenciais para casas e escritórios não é tão fácil quanto parece. O marceneiro deve ser criativo, além de saber usar as ferramentas e materiais adequados para tudo sair conforme o planejado. As linhas, cores, formas e volumes devem ter estilos que sobrevivam ao tempo. E mais que isso, devem ser funcionais.

Por isso, MDF, laminados de madeira, chapas, serra, desempenadeira, verniz e pintura fazem parte do vocabulário do profissional de marcenaria, que pode ser considerado um verdadeiro artesão pela sua obra. Desde a estrutura do móvel até seu acabamento, todos os detalhes são feitos com cuidado para o sucesso de seu trabalho.