1. Fundamentação pedagógica

O presente dossiê de regência contém uma unidade didática (UD) criada para uma unidade letiva (UL) de 90 minutos. Esta unidade letiva destina-se a ser ensinada numa turma de 3ª classe (ensino primário do I grau) na Escola Primária de I e II Graus de Jogó com nível de proficiência da língua, equivalente a B.2 de acordo como o Quadro Europeu Comum de Referência de Língua.

A Escola Primária de I e II Graus de Jogó localiza-se na Província de Inhambane, distrito de Morrumbene, onde se verifica uma confluência de duas línguas Nacionais (Citswa e Gitonga) que constitui a primeira língua para a maior parte dos alunos nesta região. O público alvo desta UL é constituído por alunos com idade compreendida entre (8-9 anos), heterogéneos, provenientes de várias províncias do país, do ponto de vista sociocultural.

No que refere ao tema danças tradicionais, este basear-se-á na apresentação de dois vídeos que servirá de elo entre as atividades propostas e os objetivos pedagógicos traçados. Esta temática será abordada em uma UL de 90 minutos, cujos objetivos passam por desenvolver competências interculturais, de compreensão, de expressão oral e escrita, contemplando também o alargamento do vocabulário.

Relativamente a escolha de materiais e à respetiva produção de atividades, de salientar que foram selecionados tendo em conta a faixa etária e o nível de proficiência de língua dos alunos. As atividades ou fichas de trabalho foram por mim elaboradas, de forma a adequa-los à turma.

No que concerne a UL a aula inicia-se com uma saudação e apresentação breve do sumário da aula anterior, de forma a introduzir o aluno à aprendizagem. Partindo do princípio de que “aprender línguas é (…) aprender inerentemente cultura e literatura” (Fonseca, 1993, p. 196) selecionei dois vídeos de dança tradicional moçambicana e portuguesa. Os alunos terão de analisa-los e desta forma estariam a estabelecer um convívio com culturas de outro país, o que assegura o diálogo intercultural. A utilização do vídeo nesta aula permitem não só conhecer a dança tradicional, mas também conhecer as marcas identitárias de uma cultura através do vestuário/adornos dos dançarinos e o movimento rítmico do corpo.

Quanto a tipologia de exercícios a serem resolvidos pelos alunos, no que refere a exploração do texto, serão apresentados exercícios de resposta aberta e exercícios de associação. Com isto pretende-se fomentar uma melhor compreensão do texto, assim como abordar o funcionamento da língua, neste caso, exercícios de alargamento do léxico. [...]