Hoje por obra da natureza por volta das cinco horas da manhã, me surpreendi ao olhar para o mar, mar, que tenho ao alcance dos meus olhos e que me brinda com um cenário de sonho todos os dias. Estou cercada por eventos naturais, apesar de viver no centro da cidade, tenho a minha volta muito verde, muitas espécies de pássaros, muitos sons que a algazarra matinal da passarada me proporciona e os sons praticados pelo movimento das pessoas que circulam pela cidade.

Além do mar em seu constante ir e vir e do horizonte que se descortina diante dos olhos e desaparece na imensidão, a visão hoje foi surreal jamais vi, o velho, azul e salgado mar com nuances tão distintas da sua cor natural.

Não sei o que significa, deixo para os especialistas, sei apenas o que vi e sei que me intrigou e me encantou. Talvez, quem sabe seja a natureza querendo por fim a tanta discórdia entre homens e mulheres, quem sabe quis mostrar que até ele, forte, poderoso, ilimitado mar, não tem qualquer preconceito e que também pode usar a cor rosa sem escandalizar e sem querer separar meninos e meninas, apenas mostrar como há beleza na natureza. A paleta de cores a nós oferecida pelo Criador não indica sexo, indica beleza, romance, amabilidade, quem não se emociona quando olha em volta e vê o que nos é oferecido gratuitamente, basta olhar, basta admirar e sentir que somos privilegiados por poder apreciar tamanha beleza. Sempre enalteço as belezas do mar, com suas cores que deslizam em tons degradee, sempre em azul, verde ou barrento, porém desta vez foi diferente, a cor era uniformemente ROSA.

Já vivi muitas estações de ano, mas ver o mar vestido de rosa foi uma sensação sem igual totalmente inesperada, inusitada e muito rápida, tive muita sorte em conseguir fazer a foto, para manter gravado aquele momento que para mim é único, antes que a tinta rosa desvanecesse para devolver a cor original de muitos tons de  azul  e verde ao nosso lindo mar. Fenômeno originado na Praia das Castanheiras no Centro de Guarapari nesta Primavera do ano 2020.

Sigamos esperando sem explicação o porque dos fenômenos naturais ou não, que estão destinados para este ano de tantas adversidades. Falam em “nova normalidade” até agora nada sabemos sobre normalidade, mas já especulam como será o normal do futuro próximo.

Azul, Verde, Barrento e neste ano Rosa e ele continua reinando ora bravio, ora calmo, mas sempre imenso e majestoso.


Guarapari, 24 de novembro.

Vera Carly Lopes – Cadeira 37 da AGLA.

 Fotografei encaminhei para um querido amigo e ele em mensagem afirmou que a cor rosa está homenageando a beleza feminina.