MANTENHA-SE EM PAZ
"Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti" (Isaías 26:3)

Poderá ser um paradoxo sugerir a alguém que se mantenha em paz diante de um mundo tão atribulado, onde as famílias se deparam dia após dia com insegurança, desemprego, doenças e perturbações de toda a ordem.
Jesus nos fala em sua palavra: "Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo" (João 16:33).
Amados a paz é um estado continuo de comunhão com Deus. Quando buscamos ao Senhor e o encontramos temos paz. Embora os nossos olhos não o vejam porque é Espírito, se prestarmos atenção no nosso dia a dia, sentiremos a sua presença nas pequenas coisas.
A humildade e o espírito manso são requisitos indispensáveis para aqueles que desejam a companhia de Deus. Os arrogantes jamais poderão desfrutar de sua companhia porque textualmente, a palavra dos diz que Deus os despreza. "Em vindo à soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria" (Provérbios 11:2), "... farei cessar a arrogância dos valentes, e os seus lugares santos serão profanados" (Ezequiel 7:24).
Hoje, mais que nunca, precisamos nos manter limpos de toda maldade e concupiscências. A língua é algo terrível, é motivo de preocupação espiritual, pois a boca está cheia daquilo que está no coração do homem e Deus nos avalia por tudo que está guardado no nosso coração (Mente).
A pior arma contra o homem é a própria língua uma vez que muitos lisonjeiam o seu próximo estando com o coração repleto de inveja. Observem "que a palavra de Deus, é a bússola para a vida do homem (Salmos 119:105), e ela nos fala que a inveja está entre os frutos da carne". Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus o que tais coisas praticam" (Gálatas 5:19 ao 21).
Nós somos perseguidos todos os dias por pessoas invejosas. Uns invejam o seu modo de ser, principalmente quando a vida dessa pessoa reflete luz e paz. Outros invejam sua posição no trabalho, o seu saber, o seu carro, a sua família e até o seu perfume. Quantas vezes fui abordada por pessoas me perguntando que cor de tinta eu usava no cabelo, a marca do batom, em que loja eu teria comprado tal sapato e por aí vai. Mas, a coisa mais intrigante que já ouvi foi uma amiga me dizer que teria procurado em várias óticas uma lente que fosse igual a cor dos meus olhos. Daí, dá para avaliarmos até que ponto chegam as pessoas invejosas.
Acho natural uma pessoa achar bonita a cor do cabelo de outra e normal, também, que caso haja intimidade com a pessoa, alguém lhe pergunte acerca da cor da tinta, mas desconfie quando essas perguntas vierem de uma mesma pessoa porque certamente sentirás a inveja sobre sua vida.

I ? O QUE É A PAZ ?
A paz é um estado de alma, onde o espírito se aquieta, não havendo nenhuma aflição ou ansiedade. Diz-se que uma pessoa está em paz quando a sua consciência não o acusa de coisas erradas. É impossível alguém desfrutar da verdadeira paz se não estiver ligada a Deus e alicerçada nos princípios divinos.
Em outros estudos já falamos acerca de alguns princípios divinos e esses princípios estão inseridos nos mandamentos que nos foram deixados, onde o homem se abstém de violá-los, resistindo assim às tentações. Vejam o que nos diz a palavra de Deus: "Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Porque se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. Porque cada um levará o seu próprio fardo. Mas, aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instruiu. Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:2 ao 7).
A falsa aparência é um mal que pesa mais sobre a visão de Deus que certas atitudes. Aquele que age premeditadamente contra o seu próximo está condenando-se ao juízo final, porque assim nos fala a palavra: "Porque o que semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna".
Por isso Paulo nos advertiu que a luta do homem não é contra carne e sangue e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes (Efésios 6:12).
Quantas vezes encontramos nas Escrituras a recomendação para não sermos néscios. E ser sábio é ser obediente não negligente com a palavra. É dar cumprimento as recomendações de Deus, que são inúmeras. E, entre elas, a oração é um canal aberto à presença de Deus.
Para evitarmos o desânimo é necessário ouvirmos algumas recomendações de Paulo, quando ministrava aos cristãos de Efesios. Ele recomendava:
a) Tomar toda a armadura de Deus para que fosse possível resistir nos dias maus e depois de termos vencido tudo, permanecemos inabaláveis;
b) Estar firme, falando apenas a verdade e exercendo a justiça;
c) Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz, ou seja, fortalecendo-nos com a palavra, absolvendo-a até que o nosso espírito fique em paz e convicto de que o Senhor está conosco;
d) Estar de posse da fé, que é o escudo, ou seja, a força capaz de apagar os dardos do maligno;
e) Tomar o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
f) Utilizar-se da oração e suplica, orando em espírito, vigiando com toda a perseverança, a fim de sermos ouvidos pelo Senhor e fortalecidos por meio da oração.
Quantas lutas poderíamos ser livradas se observássemos e cumpríssemos as recomendações acima citadas por Paulo! A verdade é que nós nos deixamos abater e negligenciamos com a leitura da Bíblia, encontramos desculpas para não orarmos mais e ficamos a mercê dos ataques do inimigo.
A fé nos chega pelo ouvir a palavra de Deus. Esse ouvir não está restrito aos cultos e estudos biblicos, mas a leitura das Escrituras, o testificar das obras de Deus, do testemunho que compartilhamos entre os da fé e pela própria evangelização.
Quando um cristão não tem fé a sua mensagem não traz força ao ouvinte. Quando uma pessoa exerce a fé e age dentro da orientação de Deus, o que essa pessoa testifica alimenta o seu irmão e produz fruto. Porque a fé é a maior arma contra as mentiras do diabo. Daí porque nos é recomendado utilizarmos a palavra de forma correta, falando sim, sim, não, não, porque os que agem diferentemente estão assentados com os que escarnecem (Salmos 1:1).
Certas atitudes nos proporcionam muita paz. Um exemplo é quando nos dispomos a ajudar pessoas carentes, seja com a doação de alimentos, roupas e/outros tipos de ajuda, assim como procurar ajuda de terceiros para atender a necessidade do carente. Experimentem fazer o bem e observem o quando estará se beneficiando com a paz de Deus.
II ? EXPURGANDO O MAL
Quando nos aliamos à injustiça, estaremos nos afastando de Deus (Isaías 59:2). Quando o Espírito Santo não está em nós a atuação do maligno predomina-se e as pessoas passam a caminhar à esteira do mal.
Sabemos de testemunhos de crianças e jovens que foram criados dentro das Igrejas Cristãs e desviaram-se para as drogas e a criminalidade. Muitas fazem parte de quadrilhas de tráfego e extermínio. Certamente, esses jovens trilharam o caminho do mal por influencia de amigos, pela extrema pobreza ou pelo desamor da própria família. E, uma vez alistados no exército do mal fica difícil encontrar um caminho de volta, pois muitos se quer tentaram buscar a Deus, preferindo assim um caminho de morte.
Vejamos o que nos diz o Evangelho de João: "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crer não é julgado; o que não crer já está julgado, porquanto não crer no nome do unigênito Filho de Deus. O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque suas obras eram más. Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras. Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus".
Como poderá alguém banir o mal de sua vida? Amados, a nossa luta contra o mal é constante, a começar pelos maus pensamentos. Hoje, é quase impossível não pensarmos mal e/ou temermos uma ação danosa contra nossa vida. A falsidade nos rodeia no trabalho, na família, na escola e até na Igreja. Uma das formas de nos preservarmos dos maus pensamentos é orando e vigiando em todo o tempo.
Um meio de expurgar o mal é não nos acompanharmos de pessoas que agem em desacordo com os princípios de vida ensinados por Jesus. Lembre-se que Jesus não quis papo com o diabo quando este o abordou. O diabo começou a passar a conversa em Jesus e a tentá-lo....Mas Jesus lhe deu respostas certas, que tinham base na palavra e por fim o expulsou de sua presença.
Também não devemos ficar projetando os maus pensamentos e cultivá-los em nossa mente. A palavra gera fé e força em nós e isso nos faz enxergar e distinguir bem do mal. Nós não precisamos aprender nenhuma técnica de guerra espiritual. Fujam disso ! Essas doutrinas têm afastado os irmãos das Igrejas onde predominam o estudo da palavra e muitos têm caído em desânimo quando travam lutas e guerras contra o diabo sem sucesso. Quem vence as nossas guerras é o Senhor.
Vejam o que nos fala a palavra: "Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do Rei da Assíria (mal), nem por causa da grande multidão que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor Nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras" (2 Crônicas 32:7/8).
Procure ocupar o seu tempo com coisas úteis, que possam trazer algum benefício ao próximo. Deixe um pouco os seus afazeres e procure conhecer vidas que lutam e sofrem nesse mundo, a exemplo daqueles que ficam meses e até anos nos hospitais, desenganados, esperando o pior.
O trabalho do século consiste no exercício do amor. Somente o amor poderá neutralizar a ação do mal e salvar pessoas que estejam prisioneiras de satã. A pobreza é algo dolorido, difícil e até humilhante, mas ela não justifica a criminalidade. O justo e o trabalhador que buscam a Deus certamente o encontrarão e este justo não mendigará o pão.
III ? CONCLUSÃO
Não vislumbro a possibilidade de alguém viver em plena paz. Mesmo aqueles que se mantêm em comunhão com Deus sofrem tribulações, acoites, privações, injustiças, necessidades, carências efetivas, falta de saúde e tantas outras coisas.
Quando olhamos para trás e lemos nas Escrituras como viveram os profetas de Deus e os apóstolos de Jesus Cristo, podemos afirmar que o povo de Deus passou por grandes desafios e duras provas em todo o percurso de suas vidas. Nós também estamos fadados a isso, uma vez que a própria palavra de Deus nos fala "que Deus corrige a quem ama e açoita a todo aquele a quem recebe" (Hebreus 12:6).
Como Deus nos trata como filhos somos passíveis de correção. Essa correção se refere ao nosso aproveitamento, um tipo de limpeza, para sermos santificados e herdar o Reino dos Céus.
Vejam o que nos diz Hebreus 12:11 ? "Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça".
Quando abatidos, não devemos ficar encolhidos, tímidos, deprimidos. O antídoto para esse estado de espírito é a oração (HB 12:12). Muitas pessoas não sabem orar e por isso se abstêm dessa prática. Todavia, digo-lhes que a oração deve sempre começar de dentro para fora, ou seja, do desejo por Deus e esse desejo deve ser maior que a obtenção de qualquer benção.
Admita sempre que Deus é o nosso Pai Espiritual, único e soberano; que Ele lhe ama independente daquilo que você seja ou tenha feito, pois o coração contrito e voltado para Ele nunca é rejeitado; inicie a sua oração reconhecendo a magnitude de Deus, a sua misericórdia e o seu poder; porque somente Ele poderá revogar os pecados e restaurar uma alma em pedaços; tenha a certeza de que daí para a frente, sua oração será ouvida, mesmo que ela seja feita com palavras não muito sábias, devendo, entretanto, serem verdadeiras, objetivas, livres de qualquer contágio com o mal.
Por fim, conclui-se que a paz é atributo de Deus, cabendo ao homem escolher retos caminhos para que não se extravie o que é manco (o que tem defeito), o fraco, o desviado, o quebrado de espírito; antes, seja curado (HB 12:13), pois assim nos diz a palavra de Deus: "Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura. Pois sabeis também que posteriormente, querendo herdar a benção, foi rejeitado, pois não achou lugar de arrependimento, embora com lágrimas, o tivesse buscado" (Hb 12:14/17).
A paz de Deus é algo tão forte que transcende o entendimento do homem natural. O convertido não vive pecando, nem se desviando dos caminhos de Cristo Jesus. Saber as Escrituras é fundamental para o fortalecimento do cristão e o avivamento da fé. Davi sabia tanto dessa verdade que em salmos confessava a Deus que "ainda que ele andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque o Senhor estaria com ele". A paz nos vem dessa certeza de que Deus é a nossa companhia. Procure a Jesus enquanto poderás achá-lo.
Paz seja com todos !
Zenaide Alcantara de Sousa
Irmã em Cristo Jesus