Manejo adequado da debicagem em aves
Diego Augusto da Silva Moreira¹
¹Aluno graduando no curso Bacharelado em Agroindústria UFPB

INTRODUÇÃO

A debicagem é uma das principais praticas de manejos da avicultura, mesmo ainda não estando padronizado. Essa pratica varia de criador para criador, possuindo orientação e manuais de criação buscando melhor desempenho.
Quando ocorre uma debicagem com erros, afeta diretamente todo processo de desenvolvimento da ave, consequentemente sua produtividade terá uma queda tendo em vista diminuir sua viabilidade econômica, mas se realizada corretamente não afetara em nada na produção da ave, assim não interfere mesmo em nada em seu ciclo de produção.
A debicagem pode ser dividida em leve, média e severa, assim tendo sua influência diferente nas aves de acordo com sua classificação.

Debicagem e seus manejos

A debicagem e a amputação parcial do bico da ave; um processo de corte e cauterização; tem por seu objetivo melhorar o desempenho produtivo e conversão alimentar, manter a uniformidade do lote em padrões técnicos aceitáveis, prevenir o canibalismo e a quebra de ovos. Segundo DUNCAN (1989) o comportamento das aves mudam durante há primeira semana após a debicagem devido à dor severa que a pratica proporciona, porém em um máximo de cinco semanas o ritmo apresenta uma volta ao normal.

2.1Manejos de pré e pós debicagem:
* Fornecer vitamina K na ração, três dias antes e três dias depois para evitar problemas possíveis com hemorragia;
* Manter comedouros cheios nos primeiros dias para evitar o contato com o fundo do mesmo;
* Estimular o consumo de água e alimentos (Mexer a ração com frequência);
* Evitar estresse das aves durante uma semana antes e uma semana depois para não haver abertura e hemorragia.

2.2 Pontos positivos da Debicagem:
* Evitar desperdício de ração, pois a ave não poderá escolher os grãos assim comendo toda a ração;
* Evitar as perdas de ovos por bicagem;
* Evitar a perda de peso excessivo das aves;
* Evitar as incidências de canibalismos entre as aves.

2.3 Pontos negativos da Debicagem:
* Mesmo afirmando que a dor varia entre as aves, a pratica ainda e considerado muito violento;
* Pequeno tempo em que a ave fica confusa e sua produção diminui assim dando um pequeno prejuízo ao produtor.

2.4 Quando devemos debicar?
* Debicar a ave no primeiro dia de idade ou dentro dos 10 primeiros dias de vida. Esta debicagem normalmente é adequada para prevenir o canibalismo no período de 8 a 10 semanas de criação. O segundo passo é debicar moderadamente as aves na transferência para o galpão de postura. Esta debicagem é feita somente para "retocar" algumas fêmeas preparando-as para o período de postura;
* Quando as aves crescem totalmente confinadas, proceder como na primeira fase da alternativa anterior e em seguida, debicar a segunda vez de 8 a 10 semanas de idade;
* Realizar uma debicagem severa no primeiro dia ou na primeira semana de vida e não debicar a ave novamente. Este método não é recomendado, pois causa um estresse severo na ave e prejudica o seu desempenho.

2.5 Como debicar as aves?
* A recomendação técnica da realização de debicagem em poedeiras comerciais, ainda não se encontra padronizada entre os profissionais que trabalham nesta área. As diferentes linhagens comerciais, cada uma, recomendam uma idade e até mesmo, formas diferentes de se realizar a debicagem, procurando o melhor desempenho das poedeiras. O melhor método será aquele que melhor se adeque as necessidades da granja.

2.6 Dicas para uma boa Debicagem:
* Checar constantemente a coloração da lâmina em uso durante o corte (Vermelho-cereja);
* Temperatura da lâmina esta constante entre 550 á 750 graus Celsius;
* Não amolar a lâmina, apenas lavar com uma lixa d? água;
* Checar o posicionamento da lâmina;
* Fazer manutenção e limpeza do aparelho constantemente;
* Usar de dois a três segundos para a cauterização;
* Não ter pressa durante o processo de Debicagem.

CONCLUSÃO

Concluímos que a pratica da debicagem sendo efetuada corretamente traz muitos benéficos as suas aves, mesmo sendo ainda não muito utilizada e uma das praticas mais importante da avicultura. A pratica ainda e muito discutida também, pois muitos falam que as aves sofrem muito para passar pela mesma. Podemos dizer também que a debicagem e feita mais de uma vez na vida da ave e tem três classificações da mesma.

BIBLIOGRAFIA

Araujo, L.F; Junqueira, O.M; Araújo, C.S da S.; debicagem em Poedeiras Comerciais. Disponível em http://www.aviculturaindustrial.com.br/