Neide Rossi

Luciana Rossi Nascimento 

O universo é constituído de formas. As crianças são sensitivas a essas formas e ficam incomodadas com a regularidades das margaridas, com as talos das folhas e com os inesperados das pedras encontradas pelo caminho.   Algumas fazem parte da cultura de diversos povos. As mandalas são um exemplo dessas manifestações do universo estético que perpassa as gerações da humanidade.  Mandalas são formação quase primitivas, construídas com naturalidade pelas crianças.

Vamos então aproveitar as férias? E fazer as mandalas para as crianças e conduzir os percursos do grupo ao se inspirar nessa técnica milenar?

Pedras, folhas sementes, pequenos gravetos flores e pétalas, pinhas são inspiração par as construções circulares concêntricas. Uma ação que envolva a família  ajuntar materiais para experiência  a construção de mandalas com recicláveis e elementos da natureza.

Objetos pequeninos e coloridos e sucatas também proporciona experiências para fazer as mandalas. Recolher tampas,  peças de jogos de montar palitos de sorvetes, cartões variados e recorte com papéis diversos, Cds descartados, com quantidade suficiente para favorecer a repetição dos elementos nas mandalas.  Conforme a faixa etária, botões coloridos podem acrescentar as experiências.

Leve imagem de mandalas para inspirar turma! Saia no espaço externo para buscar formas de flores, gravetos teias de aranhas, ou faça pesquisas de imagens e projete as imagens maiores na parede!  Após essa provocação, faça na pratica.  Sugira um ambiente propicio com elementos para a construção das mandalas. Com os menores pode-se propor que faça individualmente, já com os maiores proponha mandalas elaboradas no coletivo.

Verifique as crianças que mostraram interesse na proposta e foque nelas para que esse movimento contagiem as crianças ao redor. Se observar que as crianças não conseguem organizar os elementos em forma circular, estimule essa pesquisa oferecendo suportes como: cartolinas bambolês, circulares na areia, o que importa é estimular a criatividade.

Os elementos podem ser colados na mandala, como as culturas orientais podem  ser provisório, ou seja, durar até serem desmanchadas.  Um movimento chamado Land art sugere intervenções na natureza, que podem utilizar elementos naturais e compõe obras que são conservadas somente pelo registro em vídeos e fotos.

 A pesquisa e elaboração das construções de mandalas  podem durar mais de um dia, dessa forma reserve um espaço para as crianças manterem as mandalas em construção sem se  envolver na movimentação da turma.   Conduza as crianças e percorra junto com elas essa cultura ancestral.